Moradores da cidade de São Paulo já podem baixar aplicativo para emitir passaporte da vacina

Comprovação de ao menos 1ª dose será obrigatória em eventos com mais de 500 pessoas a partir do dia 1º



Os cerca de 7,5 milhões de usuários cadastrados no SUS (Sistema Único de Saúde) residentes da capital paulista, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, já podem baixar no celular, ou computador, o aplicativo e-saúde, da Prefeitura de São Paulo. O sistema emite o passaporte da vacina, que passa a ser obrigatório, a partir de quarta-feira (1º), para entrar em eventos com mais de 500 participantes.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou na manhã desta segunda-feira (30), que para participar de "grandes eventos", como congressos e feiras de negócios, por exemplo, o será preciso apresentar a comprovação de ter tomado ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19.

O aplicativo --que desde domingo (29) já pode ser baixado nos sistemas Android e iOS dos celulares, além de computadores-- é um dos recursos para participar destes eventos.

Veja também
Prefeitura de SP lança aplicativo com telemedicina e integração dos dados clínicos para usuários do SUS

"A pessoa pode mostrar fisicamente [com comprovante de vacinação] ou pelo aplicativo do Poupatempo [do governo estadual] que tomou alguma dose de vacina", acrescentou o prefeito. Para entrar em bares e restaurantes, porém, a medida é facultativa", disse.

Após baixar o aplicativo e-saúde, os dados da pessoa, assim como um QR-code, são emitidos para organizadores de eventos, além de donos de estabelecimentos que optem em exigir a vacinação para o ingresso nos locais.

Os comerciantes e organizadores, acrescentou a prefeitura, também devem baixar o aplicativo, para fazer a checagem com base nos dados disponibilizados por clientes e frequentadores.

Além do passaporte da vacina, o aplicativo pode ser usado por qualquer usuário do SUS para agilizar o atendimento nas unidades de saúde de São Paulo, explicou o secretário municipal da Saúde Edson Aparecido.

Segundo o próprio aplicativo, ele permite que médicos emitam receitas e atestados médicos à distância, "em meio eletrônico."

"A prefeitura nunca insere dados no aplicativo de modo que todas as informações são incluídas no sistema pelo usuário ou pelo acesso às informações disponíveis em unidades de saúde", diz trecho de texto do e-saúde.


COMPROVANTE DE VACINAÇÃO | ENTENDA

Cidade de São Paulo institui o chamado passaporte de vacina, documento que comprova que cidadão tomou ao menos uma dose do imunizante contra a Covid-19

ONDE SERÁ OBRIGATÓRIO?
Eventos com público superior a 500 pessoas
- shows
- feiras
- congressos
- jogos

QUANDO?
A partir de quarta-feira (1º)

COMO COMPROVAR?
Serão aceitos comprovantes impressos ou digitais

ONDE BAIXAR O DOCUMENTO ORIGINAL
- app e-saudesp (veja abaixo como acessar)
- plataforma VaciVida
- app Poupatempo Digital

COMO BAIXAR O APLICATIVO 

e-saúdeSP está disponível nas versões web Android. Em breve estará disponível também para o sistema IOS.

Você pode fazer o dowload na loja do Google Play ou pelo endereço eletrônico: https://e-saudesp.prefeitura.sp.gov.br/public-login

   

Comentários