Prefeitura de SP lança aplicativo com telemedicina e integração dos dados clínicos para usuários do SUS


A plataforma integra dados clínicos, atendimento por telemedicina, portabilidade de exames e consultas, além de outras funcionalidades aos usuários SUS em São Paulo 


WELBI MAIA - BLOG DO WELBI 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lançou o aplicativo e-saúdeSP, uma plataforma de integração de dados clínicos e telemedicina que reúne todo o histórico do paciente SUS na capital paulista , além de diversas outras funcionalidades. 

Entre os benefícios está a Teletriagem @covid19, que é mais uma alternativa de acolhimento aos pacientes com dúvidas ou sintomas da doença. Com o aplicativo o usuário não  precisa ir a uma unidade de saúde, ele responde algumas perguntas na plataforma sobre sintomas e as respostas são analisadas por médicos e enfermeiros. 

O munícipe recebe de volta um relatório sobre a sua situação contendo todas as orientações necessárias ao paciente, tais como o encaminhamento para uma teleconsulta ou a uma Unidade Básica de Saúde. 

Desta maneira o paciente poderá receber orientações complementares, ser medicado (a receita médica é encaminhada diretamente pela plataforma) ou se necessário encaminhado a uma unidade de emergência, com o trajeto monitorado pela central do @Covid. Tudo de acordo com a legislação e as regras de segurança vigentes para a telemedicina. 

Imagem da captura de tela  Imagem da captura de tela Imagem da captura de tela Imagem da captura de tela

Todo o serviço está articulado com UBSs da cidade, que monitoram por telefone ou presencialmente os casos confirmados da doença transmitida pelo novo coronavírus – atualmente mais de 130 mil no município (número que ultrapassou 482 mil no acumulado desde o início da pandemia, segundo dados de 14 de agosto). 

Com o e-saúdeSP, o paciente da capital tem na tela do celular todo seu histórico de passagens pelo SUS, como laudos de exames laboratoriais e de imagem, consultas e receitas realizadas nos equipamentos de saúde do município. 

Outra funcionalidade importante é o ícone Minha Saúde, em que o usuário do SUS insere, manualmente, dados sobe medicamentos, doenças crônicas, alergias, pressão arterial, entre outros. É mais uma estratégia de estímulo à participação ativa do paciente em seu autocuidado. 

A plataforma está disponível para dispositivos Android e em versão web. Para acessar os dados basta fazer o cadastro e criar uma senha. 


COMO BAIXAR O APLICATIVO 

O e-saúdeSP está disponível nas versões web Android. Em breve estará disponível também para o sistema IOS.

Você pode fazer o dowload na loja do Google Play ou pelo endereço eletrônico: https://e-saudesp.prefeitura.sp.gov.br/public-login

   

Comentários