Programa Mãe Paulistana 2026 amplia itens de enxoval distribuídos às gestantes atendidas pela Prefeitura

Bolsa é entregue com 24 produtos para o bebê como banheira, termômetro para água de banho, escova, pente, tesoura, cortador de unha, além de cobertor e roupas


Gestantes que realizam o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde da capital passam a receber, a partir deste mês, uma nova versão do kit Mãe Paulistana, que acaba de ser ampliado para 24 itens de vestuário e produtos de saúde e higiene. O enxoval gratuito oferecido pela Prefeitura faz parte do Programa Mãe Paulistana, referência para o bem-estar de grávidas e bebês na cidade de São Paulo. Outra garantia para a futura mamãe que faz o acompanhamento nos equipamentos do município é vaga na creche para a criança.

A nova versão do kit é composta por bolsa, cobertor, lençol de berço, banheira, termômetro para a água do banho, dois sabonetes líquidos, um trocador de fraldas, escova, pente, tesoura, cortador de unhas, aspirador nasal com reservatório, dois macacões longos e dois curtos, dois culotes, quatro pares de meias e um casaquinho com capuz. A bolsa com os itens para o bebê é distribuída a todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) gratuitamente e cerca de 6 mil kits são entregues por mês na cidade de São Paulo.

A gerente assistente Daniela Ferreira de Oliveira, 35 anos, recebeu seu kit nesta quinta-feira (8) e ficou impressionada com o tamanho da bolsa e a quantidade de itens. “Me surpreendi, não imaginava. A bolsa é enorme! Tem itens de higiene, banheira, trocador, casaco, veio muita coisa. Tem até aspirador nasal e termômetro de água, que eu não tinha comprado”, conta a mãe de Davi, que nasceu dia 15 de novembro, explicando que o filho também já passou por duas consultas na mesma UBS. “Semana que vem ele completa dois meses e já vai tomar as vacinas. Estou bem feliz com tudo”.

Daniela fez todo o seu pré-natal na UBS Cidade Satélite Santa Bárbara, em São Mateus, na Zona Leste, dentro do Programa Mãe Paulistana, e elogia todo o tratamento que recebeu durante a gestação. “Foi tudo maravilhoso. Tinha mudado há pouco tempo para o bairro e quando descobri fui até o posto e o pessoal é muito atencioso. O atendimento é muito bom, tanto durante a gravidez como depois que o meu filho nasceu. Recebia mensagens sobre consultas, exames e também participei de vários cursos”.

O marido, Rodrigo Mendonça, também participava quando podia das atividades na unidade de saúde. “Ele é muito participativo e fez dois cursos sobre aleitamento materno, foi bem importante”, diz Daniela.

Programa Mãe Paulistana

O Programa Mãe Paulistana é uma referência para o bem-estar de gestantes e bebês na cidade de São Paulo, garantindo atendimento de qualidade desde a confirmação da gravidez até os primeiros anos de vida da criança. O programa oferece um conjunto abrangente de cuidados às gestantes, incluindo captação precoce até a 12ª semana de gravidez, uma meta estratégica para reduzir complicações na gravidez e a mortalidade materna e infantil, acompanhamento em pelo menos sete consultas de pré-natal e a realização de exames laboratoriais e ultrassonografias.

Como funciona o serviço

As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) têm papel essencial na atenção integral às futuras mães, possibilitando a detecção precoce de riscos na gestação. Além disso, o acompanhamento regular permite identificar e tratar doenças transmitidas verticalmente, como HIV/aids, sífilis e hepatite B, reduzindo riscos para a mãe e o bebê.

Para os recém-nascidos, o programa inclui exames essenciais, como o teste do pezinho ampliado, que identifica 50 doenças metabólicas, genéticas ou endócrinas precocemente, a Triagem Auditiva Universal, que detecta problemas auditivos, e o teste do reflexo vermelho universal, para diagnosticar doenças oculares, como catarata congênita e retinoblastoma. Além disso, os bebês recebem acompanhamento pediátrico nos dois primeiros anos de vida.

O Programa Mãe Paulistana prevê ainda gratuidade, estabelecida em lei, para concessão do bilhete de transporte vinculado à política de apoio ao acompanhamento pré-natal, reforçando o cuidado com a saúde das gestantes. Clique aqui para encontrar as unidades de saúde mais próximas da sua casa.

Além disso, para garantir uma vaga para seu filho, a mãe deverá informar seu endereço no sistema Escola Online (EOL) com o auxílio de agentes da UBS onde realiza o pré-natal. Terão vaga garantida em creches da Rede Municipal de Ensino as gestantes que iniciarem os atendimentos do programa de pré-natal até o 4º mês de gestação. Gêmeos também poderão ter vagas atendidas, desde que essa informação seja inserida no ato do pré-cadastro. A vaga será disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação no mês indicado pela gestante. Veja aqui mais informações sobre o assunto.

Comentários