Câmara de SP: em vitória de Nunes, partidos anunciam apoio a Ricardo Teixeira

Ao menos nove partidos já anunciaram oficialmente o apoio à recondução do atual presidente

Ricardo Teixeira e Ricardo Nunes

As bancadas do PL, MDB, PP, PT, PSD, Republicanos, PV, Novo e Podemos oficializaram nas últimas horas o apoio à reeleição de Ricardo Teixeira (União Brasil) para o comando da Câmara Municipal de São Paulo.

Na prática, os anúncios encaminham a recondução do atual presidente e representam uma vitória do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que defende mais um ano de Teixeira à frente da Câmara.

A disputa pela presidência da Casa está no centro de um embate entre Nunes e o ex-presidente da Câmara e presidente do União na capital, Milton Leite. Desde que deixou o mandato de vereador, Leite tem tido sua influência no Legislativo municipal e na prefeitura minada por Nunes e seus aliados.

Embora seja do União, Teixeira é visto como uma figura governista de confiança da base de Nunes. O próprio prefeito já declarou publicamente o apoio à sua reeleição. A eleição ocorre em 15 de dezembro.

Já Leite defende a candidatura de Rubinho Nunes (União), que foi o escolhido da bancada do partido para a disputa.

Antes, a ideia seria indicar o vereador Silvão Leite, ex-assessor de Milton Leite. O cacique reivindica um acordo que teria sido firmado com o prefeito de que o União ficaria com o comando da Câmara pelos quatro anos do mandato.

A bancada do partido, por sua vez, assinou um documento na qual se comprometia a fazer um rodízio entre seus vereadores na cadeira. Diante disso, Leite afirma não aceitar a indicação de Teixeira.

O partido busca apressar um processo de expulsão do atual presidente da Câmara, como forma de justificar que sua reeleição representa uma quebra de acordo por parte de Nunes e seus aliados.

Nas contas dos aliados de Nunes, com os anúncios de apoio, Teixeira reúne 43 votos para ser reeleito, número suficiente para a vitória já no primeiro turno.

Comentários