Organização criminosa deve ser enfrentada por terra, mar e ar, diz Alckmin

Vice-presidente ressaltou que é preciso "unir três níveis de governo" em combate ao crime organizado

Geraldo Alckmin

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta segunda-feira (3) que as organizações criminosas devem ser enfrentadas por "terra, mar e ar".

"Organização criminosa deve ser enfrentada por terra, mar e ar. Então, todo empenho nesse trabalho. Queria destacar que o presidente Lula sancionou a lei estabelecendo penas mais duras para o crime organizado e encaminhou ao Legislativo uma proposta de combate às facções", disse Alckmin a jornalistas durante o Fopa 2025 (Fórum Paulista de Desenvolvimento) em Itu, no interior de São Paulo.

Na última quinta-feira (30), o presidente Lula (PT) sancionou um projeto de lei que promove mudanças na legislação para endurecer o combate ao crime organizado no país e ampliar a proteção de agentes públicos ou processuais que estejam envolvidos nessa área.

Alckmin declarou ainda que é preciso unir as gestões municipais, estaduais e federais no combate às facções criminosas e citou dados do período em que governou o estado de São Paulo (de 2001 a 2006 e entre 2011 e 2018).

"Nós tínhamos, em 2001, mais de 12.000 assassinatos por ano, reduzimos para 2.900 quando saí do governo, em 2018. É possível, sim, ter um trabalho eficaz, com inteligência, com tecnologia, com policiamento ostensivo, ofensivo, preventivo, com investigação e sistema penitenciário", completou o vice-presidente.

Fonte: CNN

Comentários