Nova sede do Smart Sampa, o ‘SP24’ monitorará Sabesp, Enel, Comgás, piscinões e semáforos

O ‘Centro de Inteligência SP24’ funcionará de forma ininterrupta e terá parceria com Estado; licitação deve ser publicada até sexta-feira (31)

Palácio dos Correios

A Prefeitura de São Paulo pretende publicar, até a próxima sexta-feira (31), a licitação para as obras no Palácio dos Correios. O prédio centenário fica no Vale do Anhangabaú, no centro da capital paulista, e vai abrigar o “Centro de Inteligência SP24” – uma nova sede de monitoramento 24h da Prefeitura de São Paulo, com foco no já existente Smart Sampa, mas abrangendo uma gama maior de serviços, incluindo em parceria com o Estado.

A expectativa é que o Centro receba, por parte do Estado, as inteligências das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual, além das concessionárias Sabesp, Enel e Comgás. Já no campo da Prefeitura, o SP24 abrigará o monitoramento da CET, SPTrans, Defesa Civil Municipal e Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), uma central de monitoramento de pontes e viadutos, piscinões, nível de córregos e rios e defesas ambientais, além dos sistemas Gaia, Geosampa, agro ambiental e os vinculados ao órgão SPRegula, incluindo iluminação pública e semáforos.

A ideia da gestão Ricardo Nunes é transformar o local em um “polo de inovação, tecnologia e serviços públicos”, abrindo o local totalmente, também, para visitação da população. A ideia é fazer uma licitação semi-integrada no local, ou seja: a Prefeitura de São Paulo envia o projeto básico e a construtura vencedora da licitação ficaria responsável pela execução da obra. Os detalhes estão sendo definidos nesta semana, antes da publicação do edital, com o secretário de Governo, Edson Aparecido. A expectativa é que pelo menos a sede do Smart Sampa já esteja em funcionamento no local no primeiro semestre do ano que vem.

Palácio dos Correios

Para viabilizar o complexo multiuso, o Município publicou um decreto de utilidade pública em setembro de 2022, sinalizando o interesse no espaço. Em março de 2023, Nunes esteve em Brasília para dialogar com a União e reafirmar o interesse em ocupar o edifício. Depois, em maio de 2025, foi publicada no Diário Oficial a cessão de uso gratuito do Palácio dos Correios por 15 anos.

SmartSampa

Para o ano que vem, a expectativa é aumentar o número de câmeras do SmartSampa na cidade de 40 mil para 60 mil. O secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, também destacou à coluna a implementação de duas câmeras que enxergam até 20km de distância. “Da Consolação eu consigo reconhecer facialmente quem desembarca em Congonhas. É uma altíssima tecnologia no combate a criminalidade. Já temos os pontos das duas câmeras, que não será divulgado. Elas chegam em novembro, e devemos implementar antes do fim do ano”, garantiu.

Fonte: Beatriz Manfredini - Jovem Pan

Comentários