Grupo suprapartidário discute ato pela democracia e foca Senado em 2026

Encontro do Direitos Já, com presença de representantes de 13 partidos, debateu realização de manifestação no Tuca em 15 de setembro

Reunião de participantes do grupo Direitos Já, em São Paulo 
Ana Mesquita/Divulgação

Painel da Folha

O grupo suprapartidário Direitos Já! Fórum pela Democracia, que reúne representantes de 13 legendas e representantes da sociedade civil, reuniu-se na noite de segunda-feira (4) em São Paulo para discutir detalhes de um ato programado para o dia 15 de setembro no teatro Tuca.

O gancho para o evento é a celebração do Dia Internacional da Democracia, com enfoque na defesa da soberania nacional.

Serão convidados governadores, senadores e deputados federais e apresentado um manifesto que está sendo elaborado.

Participaram da conversa, em um apartamento na capital paulista, representantes de PT, PSDB, Rede, PV, PSOL, Podemos, MDB, Avante, Cidadania, PDT, PSB, PCdoB e PSD. Entre as personalidades esteve presente o ex-presidente do STF Nelson Jobim.

Uma das deliberações foi a defesa da construção em cada estado de candidaturas para o Senado. A ideia é minar o projeto da direita bolsonarista de aumentar seu tamanho na Casa para poder aprovar impeachment de ministros do STF.

Após o ato do dia 15, o grupo pretende promover um ciclo de encontros com dirigentes partidários e membros da sociedade civil para debater a eleição do ano que vem e candidaturas comprometidas com o Estado Democrático de Direito.

Comentários