Bruno Covas explora Barra Funda a pé e é descrito como vizinho pacato e simples

Prefeito reeleito de SP costuma pedir misto quente e suco de laranja na lanchonete perto de sua casa; nas redes sociais do tucano, cão Volpi faz sucesso

Bruno Covascom seu cão, Volpi, em seu apartamento 

Mariana Freire - Agora

O pedido não é fora do comum: um misto quente com suco de laranja na lanchonete da esquina. O diferente é o consumidor: o prefeito reeleito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB). Duas vezes por semana, é essa a rotina do tucano pela vizinhança da Barra Funda, zona oeste, onde mora há três anos.

Segundo o balconista Junior Sales, 33 anos, Covas atravessa a rua de seu prédio a pé e chega ao local logo cedo, antes das 9h. Na época da campanha, as idas por lá diminuíram a uma vez por semana.

O cliente famoso é descrito como "simplezão" pelos balconistas e afeta pouco a rotina do local. Ele sempre papeia com os funcionários, e os temas são a cidade, como saúde e segurança.

"Ele vem aqui direto, é muito tranquilo e amigável. Quando pedem, ele tira foto com todo mundo, cumprimenta", afirma Sales, exibindo as imagens com o neto do ex-governador Mario Covas que guarda no celular.

Não fossem dois seguranças postados na calçada, nada indicaria que o prefeito da maior cidade do Brasil moraria por ali há três anos. No prédio onde ele reside, há pouca interação porque a rotina de Covas é intensa: sai muito cedo e volta muito tarde, afirma Silvio Martins, 52 anos, gerente do condomínio.

"Temos pouco contato, porque ele passa muito tempo fora, mesmo antes da campanha, mas ele é sempre muito cordial", afirma Sales. "Tranquilão" e "pacato" são outros adjetivos que o gerente dá ao prefeito.

No apartamento, o prefeito tem um cachorro da raça staffordshire bull terrier chamado Volpi. Vez por outra, o pet figura no Instagram de Covas, em poses preguiçosas na cama ou com roupa de panda para espantar o frio —e sempre recebendo uma chuva de comentários sobre a fofura.

No dia a dia, contudo, uma parte do cuidado com o cão é o filho de Covas, Tomás, 15. Segundo Martins, é o garoto quem leva Volpi para passear. "Acho que ele [Covas] nem consegue ter tempo para isso."

Pelas redes sociais, o prefeito também compartilhou o processo de mudança de visual pelo qual passou a partir de 2017. A rotina de exercícios na academia e no parque Ibirapuera com orientação de personal trainer, aliada a uma reeducação alimentar, fez Covas perder mais de 15 quilos. Sintoma da mudança de vida, em 2019 ele chegou até a instalar uma academia para os servidores da Prefeitura de São Paulo.

Nas eventuais brechas da agenda, Martins vê Bruno Covas sair a pé para dar uma volta na vizinhança ou para almoçar no restaurante do hotel vizinho ao prédio. Pela região, frequenta também restaurantes no shopping Higienópolis e na praça Vilaboim.

Torcedor do Santos, vai também a jogos no Pacaembu (zona oeste). E, vez em quando, especialmente antes da pandemia, recebe amigos em casa para reuniões.

Comentários