PSDB oficializa candidatura de Bruno Covas à reeleição para prefeito de São Paulo



Ricardo Nunes (MDB) é o candidato a vice. Anúncio ocorreu durante convenção do partido realizada neste sábado (12). Oito siglas já oficializaram apoio à reeleição de Covas.

Covas votou presencialmente neste sábado na convenção do PSDB acompanhado de Doria e do candidato a vice, Ricardo Nunes 
Foto: Renato Biazzi/TV Globo

G1 SP e TV Globo 

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) oficializou neste sábado (12) a candidatura de Bruno Covas à reeleição à Prefeitura de São Paulo. O anúncio ocorreu durante convenção realizada em dois formatos, presencialmente e virtualmente, neste sábado.

O vereador Ricardo Nunes (MDB) será o candidato a vice-prefeito na chapa de Covas. O PSDB lançou também 83 candidatos ao cargo de vereador na capital paulista.

Bruno Covas votou por volta das 10h deste sábado no diretório do PSDB localizado nas regiões de Vila Formosa e Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, para referendar seu nome como candidato do PSDB ao Executivo paulistano.

Bruno Covas disse ter escolhido votar no diretório da Zona Leste porque esse é considerado pelo partido mais antigo do país, tendo sido frequentado por Mario Covas, avô de Bruno.

Ele estava acompanhado de Ricardo Nunes e do governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Ao todo, 495 delegados do PSDB na capital votaram presencialmente neste ano. A votação foi descentralizada em 18 endereços, em função da pandemia.

Em discurso na convenção do partido, Covas afirmou ter "trabalhado de forma incansável" nos últimos 4 anos pela cidade e que escolheu "a política porque me realizo na felicidade dos outros".

Dentre suas metas para a nova gestão, Bruno Covas afirmou que pretende "diminuir o peso do Estado, promover novas privatizações e concessões, trabalhar em parceria com a iniciativa privada".

"Nosso projeto é de uma mudança segura, baseada no que conquistamos até agora, mas sem medo de avançar sempre", disse Covas no discurso.

Oito siglas já anunciaram, em convenções realizadas nas últimas semanas, apoio a Bruno Covas. São elas: MDB, PROS, Podemos, Partido Verde (PV), Democratas (DEM), Cidadania (CD), o Partido Liberal (PL) e o PSC.

Neste ano, o calendário das eleições foi adiado por causa da pandemia do coronavírus e o primeiro turno acontece em 15 de novembro, e o segundo, em 29 de novembro, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Perfil

Com 40 anos, Bruno Covas nasceu em Santos, no litoral paulista, e é neto do ex-governador paulista Mário Covas. Advogado, formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e também em Economia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.

Eleito como vice-prefeito em 2016, assumiu a Prefeitura de São Paulo em abril de 2018, quando João Doria deixou o cargo para concorrer ao governo do estado.

Em sua carreira política, Covas foi deputado estadual e atuou como secretário estadual de Meio Ambiente durante a gestão de Geraldo Alckmin no governo do estado, entre 2011 e 2014.

Foi eleito deputado federal em 2014, deixando o cargo em 2017, quando aceitou concorrer com Doria na chapa do PSDB à Prefeitura de São Paulo.

O prefeito foi internado pela primeira vez no dia 23 de outubro de 2019, quando chegou ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com erisipela (infecção na perna), que evoluiu para trombose venosa profunda (coágulos) na perna direita. Os coágulos subiram para o pulmão, causando o que é chamado de embolia.

Durante os exames para localizar os coágulos, médicos detectaram um câncer na cárdia, região entre o esôfago e o estômago, com metástase no fígado e gânglios linfáticos. O prefeito passou por sessões de quimioterapia e imunoterapia.

Em junho de 2020, durante a pandemia de coronavírus, Bruno Covas foi diagnosticado com Covid-19 e trabalhou em casa por 2 semanas, até se recuperar da doença.

Em 7 de agosto, o último boletim médico divulgado pela equipe responsável pelo tratamento de câncer de Covas informou que o prefeito continuaria realizando sessões de imunoterapia. A nona sessão do tratamento foi realizada em 12 de agosto. Os médicos afirmaram, na ocasião, que ele "está em plena saúde e liberado para realizar atividades pessoais e profissionais sem restrições".

Comentários