Prefeito Bruno Covas assina protocolo para reabertura de museus, teatros e eventos na cidade de SP


Prefeitura só vai liberar retorno, no entanto, quando município avançar para a fase verde do plano estadual de flexibilização. Expectativa é que avanço aconteça na próxima reclassificação, marcada para 9 de outubro.

Prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB)

G1

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), assinou no início da tarde desta quinta-feira (24) os protocolos de reabertura dos setores de cultura na cidade. As atividades incluem eventos, cinema, teatro, museus, exposições, circo e bibliotecas.

Embora algumas atividades nesses setores já sejam autorizadas pelo governo estadual para regiões que estão há mais de 28 dias na fase amarela do Plano SP de flexibilização econômica, Covas já afirmou que só vai liberar a reabertura quando o município avançar para a fase verde.

A expectativa da gestão municipal é de que a mudança para a fase mais permissiva aconteça já na próxima reclassificação estadual, prevista para o dia 9 de outubro. Atualmente, todo as regiões de São Paulo estão na fase amarela.

No início do mês, prefeitura já havia publicado no Diário Oficial as regras do protocolo sanitário para a reabertura dos cinemas na capital paulista. Segundo a publicação, os estabelecimentos terão autorização para receber clientes no período de 8 horas por dia.

Veja todas as normas do protocolo de reabertura dos cinemas:

  • as salas devem ser abertas 30 minutos antes da sessão começar para evitar filas e aglomerações no acesso dos clientes;
  • o uso de máscara é obrigatório dentro das salas e o álcool em gel deve estar disponível para higienização das mãos;
  • quem estiver na sala só vai poder tirar a máscara para consumir algum alimento;
  • os ingressos devem ser vendidos preferencialmente pela internet e as máquinas de autoatendimento devem ficar a 1,5 metro de distância umas das outras;
  • a capacidade das salas deve ser reduzida a 60%;
  • os assentos devem ser intercalados e com distanciamento entre as pessoas de 1,5 metro;
  • é proibida a concentração de grupos com mais de 6 pessoas e é preciso ter marcações no piso para manter a segurança e o distanciamento entre os clientes.

Comentários