'A rebeldia como inspiração', artigo de Cristina Serra


Em 1984, profissionais da imprensa se arriscaram em nome do exercício digno da profissão

Resultado de imagem para figueiredo protesto jornalistas
Jornalista protestam deixando no chão câmeras e equipamentos no chão quando o presidente era João Figueiredo descesse a rampa do palácio

Era janeiro de 1984, ainda vivíamos sob ditadura e o presidente era João Figueiredo, que preferia o cheiro de cavalos ao do povo. O general estava aborrecido com os fotógrafos que cobriam o Palácio do Planalto porque os jornais noticiaram uma cena constrangedora entre ele e o então deputado Paulo Maluf, ocorrida no gabinete presidencial.

Naquela época, repórteres de texto não eram autorizados a entrar no gabinete. Os fotógrafos, então, relataram o que presenciaram aos seus colegas. E foi assim que o presidente e seus aspones perceberam que os fotógrafos tinham ouvidos e boca, além de olhos bem atentos. 

Em represália, os fotógrafos foram proibidos de entrar no gabinete. E o Planalto passou a distribuir às Redações as fotos feitas apenas pelo fotógrafo oficial. O material chapa-branca era deixado nos escaninhos que os jornais tinham na sala de imprensa. Os fotógrafos passaram a rasgar as fotos. 

Mas eles queriam um protesto de maior impacto e que desse um recado claro ao ditador de que não aceitariam restrições ao seu trabalho. Combinaram, então, que depositariam câmeras e equipamentos no chão quando o general descesse a rampa do palácio.

A única foto conhecida desse protesto —corajoso e inteligente— mostra os profissionais de braços cruzados enquanto o presidente passa por eles com sua carranca habitual. 

O documentário “A Culpa É da Foto”, disponível no YouTube, reconstitui o episódio em todos os detalhes. Sobressai no filme a postura altiva dos profissionais que se arriscaram em nome do exercício digno da profissão —e foram readmitidos no gabinete presidencial. Não custa lembrar: Figueiredo era o presidente do “prendo e arrebento”. 

Hoje, temos um presidente que se compraz em distribuir bananas e todo tipo de ataque sórdido contra jornalistas que ousam desagradá-lo. Que a rebeldia de 36 anos atrás nos sirva de inspiração.

*Cristina Serra é paraense, jornalista e escritora. Trabalhou nas redações dos jornais Resistência, Tribuna da Imprensa, Jornal do Brasil, revista Veja e Rede Globo. Foi correspondente em Nova York e comentarista de política do quadro “Meninas do JÔ”, no “Programa do Jô”. É autora dos livros “Tragédia em Mariana - a história do maior desastre ambiental do Brasil” e “A Mata Atlântica e o Mico-Leão-Dourado - uma história de conservação”.



Comentários