PT é a única grande sigla a não assinar acordo contra notícias falsas


Documento elaborado pelo TSE conta com a adesão de 29 partidos

Folha.com

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, durante reunião do partido em Curitiba (PR) 
Foto: Zanone Fraissat - Folhapress

O PT é o único grande partido que ainda não assinou documento de não proliferação de notícias falsas, elaborado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) há um mês e meio, no dia 5 de junho.

O documento foi firmado pelo presidente do TSE, ministro Luiz Fux, inicialmente com dez partidos. Hoje, o acordo conta com a adesão de 29 siglas. O objetivo é a manutenção de um ambiente eleitoral imune de disseminação de notícias falsas.

Pelos termos do acordo, os partidos signatários “se comprometem a manter o ambiente de higidez informacional, de sorte a reprovar qualquer prática ou expediente referente à utilização de conteúdo falso no próximo pleito".

Outras siglas que ainda não assinaram o documento são: PCO, PMB, PSTU, PTC e Podemos.

Além do acordo com os partidos políticos, Luiz Fux assinou em junho memorando com as empresas Google e Facebook, que se comprometeram a combater “a desinformação gerada por terceiros”.

As eleições de 2018 acontecem no mês de outubro, em dois turnos, nos dias 7 e 28. Além de presidente e governador, eleitores votarão para deputado federal, deputado estadual, primeira vaga de senador e segunda vaga de senador.

Comentários