Candidatura de Alckmin avança com alianças e apoio da sociedade civil


Tucano também encontrou comandante do Exército

CRISTIANE JUNGBLUT - O GLOBO

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
José Aníbal, Geraldo Alckmin, o Marconi Perillo e o Pimenta da Veiga


O pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, pretende lançar no início de julho um "movimento suprapartidário" de apoio à sua candidatura, reunindo apoios de fora dos partidos, como intelectuais e outros segmentos da sociedade civil. A ideia é dar mais "vitalidade" à campanha, de acordo com o coordenador político da candidatura, o ex-governador Marconi Perillo.

— Ficou acertado o lançamento de um movimento suprapartidário e da sociedade civil pró-Alckmin para o início de julho — disse Perillo ao GLOBO.

A estratégia foi discutida em reunião entre Alckmin, Perillo e José Aníbal, ex-parlamentar pelo PSDB, e Pimenta da Veiga, ex-ministro do governo Fernando Henrique Cardoso. Esse é o chamado núcleo duro da campanha.

Depois de aplacar as críticas dentro do PSDB, ao nomear Perillo como coordenador político, Alckmin acelerou as negociações com o PSD. O tucano jantou na noite de domingo com a cúpula da legenda, em São Paulo, na residência do ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab. O encontro contou ainda com as presenças de Perillo e do candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, João Doria, além do ex-senador Jorge Bornhausen, ex-DEM e ligado a Kassab.

Alckmin ouviu dos aliados do PSD que a aliança está bem encaminhada. Dentro do partido, ninguém aposta na pré-candidatura de Guilherme Afif Domingos, que deixou o comando do Sebrae para se colocar como alternativa. O próprio Afif, na semana passada, admitiu que não tem o apoio de Kassab, presidente licenciado da sigla, mas que dá as diretrizes.

Bornhausen disse que as conversas com Alckmin estão muito bem e que deverão ganhar novo ritmo durante a Copa do Mundo. O ex-senador ressaltou que o jantares deste tipo sempre ocorrem na residência de Kassab.

O tucano ainda se reuniu nesta manhã de segunda-feira com o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, em São Paulo. O comandante do Exército fez questão de registrar o encontro nas redes sociais, publicando inclusive uma foto. Atuante nas redes sociais, Villas Bôas já se reuniu com os pré-candidatos Jair Bolsonaro (PSL), Álvaro Dias (Podemos) e Marina Silva (Rede).

Interlocutores disseram que o general demonstrou interesse em discutir os assuntos ligados Ministério da Defesa com todos os pré-candidatos. A ideia dos encontros tem partido do general. Alckmin disse que foi "tomar um café" com o general.

— Falar sobre a questão das Forças Armadas, Defesa e Segurança. É mais (um encontro) institucional, mas é sempre importante. Meu pai foi do Exército. O general é um grande brasileiro, e o comportamento das Forças Armadas é exemplar — disse Alckmin.

Por meio de nota enviada ao GLOBO, o comando do Exército informou que o general "tem recebido diversas autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para tratar de assuntos de interesse da Força Terrestre".

No Twitter, o general comentou: "Hoje recebi o senhor Geraldo Alckmin, pré-candidato à Presidência da República. Nesses contatos, tenho mostrado a importância de discutirmos os temas defesa e segurança, iluminando-os para a sociedade, e (tenho) destacado as dificuldades orçamentárias que impactam negativamente as Forças Armadas".

Comentários