Alckmin propõe a inclusão de guardas municipais no policiamento ostensivo


Tucano cita o 'Tolerância Zero' de Nova York para defender maior participação dos municípios no combate ao crime nas grandes cidades

SILVIA AMORIM - O GLOBO

Imagem relacionada

O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, anunciou nesta segunda-feira mais uma proposta para a segurança pública. Ele prometeu implantar, se eleito, um programa inspirado no "Tolerância Zero" adotado em Nova York para reduzir a criminalidade nas grandes cidades.

O programa Tolerância Zero foi adotado pela prefeitura de Nova York nos anos de 1990 e ajudou a reduzir os índices de crime na cidade, ganhando fama mundial. Na versão do pesedebista, a principal mudança seria dar aos atuais guardas municipais a função de patrulhamento ostensivo em parceria com policiais militares. Hoje a atuação da guarda municipal está restrita à segurança patrimonial de prédios públicos.

— Nós queremos que mediante convênio e de forma integrada e supervisionada pela Polícia Militar você possa ter um policiamento territorial também feito pelas guardas municipais. Não é para ser uma ação competitiva nem sobreposta. O município tem que participar além da prevenção — afirmou Alckmin.

A medida depende de mudança constitucional e de um novo pacto federativo para distribuição de recursos entre União, estados e municípios. Ela é a segunda promessa voltada à segurança pública de Alckmin em menos de uma semana.

Nesta manhã a proposta foi anunciada durante palestra para alunos de uma faculdade em São Paulo. Na semana passada, o pré-candidato acenou com uma mudança no estatuto do desarmamento para permitir o porte de armas a moradora de áreas rurais.

A Segurança Pública é hoje o principal flanco que a campanha do tucano investe para se confrontar com o presidenciável do PSL, deputado Jair Bolsonaro, que aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto.

PÉ NA ESTRADA

Alckmin começará a aumentar suas viagens pelo país essa semana. Ele estará em Brasília na próxima quarta-feira para um encontro nacional de prefeitos e, nos dias seguintes, visitará Mato Grosso do Sul e Rondônia. Na próxima semana, há viagens previstas para o Rio de Janeiro, onde deverá ser anunciado o plano do tucano para a segurança pública, Bahia e Rio Grande do Sul.


Comentários