Judiciário tenta impedir Doria de governar


Liminar de Desembargador afasta prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak, ignorando jurisprudência anterior.

Sul Connection


Que João Doria Jr. (PSDB) não teria vida fácil no comando da maior Prefeitura do país já era previsível. Eleito derrotando o establishment político-midiático de São Paulo, magoando da esquerda à direita em iguais proporções, era previsível que os ataques começariam já no primeiro dia de mandato. O problema é quando tais ataques partem de um Poder como o Judiciário, que ao menos em tese deveria manter um mínimo de imparcialidade.

Desde que anunciou a nomeação do tucano Eduardo Odloak, ex-Sub-Prefeito da Mooca no mandato de José Serra (2005-2008), para comandar a poderosa prefeitura regional da Sé, Doria tem convivido com a tentativa de impedir sua indicação de se consumar. Tudo porque em sua gestão anterior Odloak autorizou o andamento da construção de um Shopping que depois foi considerada irregular, levando a uma condenação culposa (e não dolosa, com intenção de cometer o crime) por improbidade administrativa.

Vale ressaltar que os argumentos administrativos de Odloak para a construção do tal Shopping eram mais do que consistentes: haviam empregos em risco, muito dinheiro investido e a obra estava praticamente pronta quando a decisão chegou às suas mãos. Tanto os argumentos eram consistentes que a decisão em primeira instância sobre sua nomeação foi a mais sensata possível: respeitando a jurisprudência de casos anteriores, em condenações culposas (sem intenção de cometer o crime), ele poderia assumir normalmente suas funções.

Mas eis que ontem uma decisão do Desembargador Magalhães Coelho, do Tribunal de Justiça do Estado, deferiu a liminar e determinou seu imediato afastamento.

A Procuradoria do Município já avisou que irá recorrer e tomará as medidas cabíveis para que Odloak possa assumir seu cargo. Afinal, a jurisprudência já está praticamente consolidada: não há como enquadrar o tucano na Lei da Ficha Limpa. A menos que se deseje fazer isso a qualquer custo.

Aparentemente tem gente bastante preocupada com o trabalho que Odloak possa vir a desempenhar no governo Doria.

Comentários