Governador Geraldo Alckmin autoriza convocação de 20,9 mil professores para o próximo ano letivo


Anúncio aconteceu durante evento em homenagem ao Dia do Professor e às escolas estaduais que se destacaram no Ideb


O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta sexta-feira, 14, a convocação de novos 20,9 mil professores aprovados no maior concurso do magistério, realizado em 2013. O anúncio aconteceu durante evento no Palácio dos Bandeirantes em homenagem ao Dia do Professor, que também parabenizou as 20 escolas estaduais com o melhor desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

“Assinamos o decreto nomeando mais vinte mil e novecentos professores. O texto publicado amanhã no Diário Oficial, eles já serão chamados para assumir suas cadeiras”, comentou Alckmin, destacando a boa colocação do Estado de SP no Ideb. “Fizemos uma homenagem justíssima aos professores, diretores, mediadores, funcionários e, em especial, aos alunos que participaram do Ideb. São Paulo foi o primeiro colocado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio”, celebrou Alckmin.

Até agora, já foram nomeados 38 mil do total de 59 mil vagas abertas no certame para docentes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em todo o Estado. Com isso, o governo paulista chegará à marca de quase 100 mil contratações desde 2011. A autorização será publicada na edição deste sábado, 15, do Diário Oficial de São Paulo.

A convocação é regionalizada e contempla todas as 91 Diretorias de Ensino da Secretaria da Educação e as disciplinas que os professores lecionam. O edital com as datas da escolha de vagas será publicado após o processo de remoção, programado para o mês de novembro. A seleção será feita com base no desempenho dos candidatos e na classificação final dos participantes. Na época, o concurso registrou recorde com 322,7 mil inscrições.


Concurso de diretores com novas regras

O Governo do Estado também anunciou, nesta sexta-feira, o decreto que estabelece as novas regras para o concurso de diretores. A partir da próxima seleção, os candidatos farão provas escritas e curso de formação nas áreas de liderança e gestão. Os aprovados passarão ainda pela chamada Avaliação Periódica de Desempenho Individual e, simultaneamente ao período de formação, o aprovado passará pelo estágio probatório de três anos, O passo seguinte é a publicação do edital para contratação da empresa responsável pela realização do certame. A previsão é que sejam abertas 1.878 vagas.


Dia do Professor


Em comemoração ao Dia do Professor, a Secretaria da Educação de São Paulo entregou placas e certificados às 10 melhores escolas estaduais no Ideb e às 10 unidades da capital e Região Metropolitana que se destacaram. Na última edição, realizada em 2015 e cujos dados foram divulgados em setembro, São Paulo foi o primeiro Estado a ocupar o topo do ranking dos três ciclos avaliados. Nos Anos Iniciais (1º ao 5º do fundamental), a rede paulista ocupa a liderança isolada da faixa, passando de 5,7 em 2013 para 6,4 em 2015. A média é superior à meta estabelecida pelo Governo Federal para o ano de 2019, que é 6,3. Nos Anos Finais (6º ao 9º do fundamental), mais uma conquista importante: os alunos da rede estadual paulista avançaram de 4,4 para 4,7.

Comentários