São Paulo lidera Ranking de Competitividade dos Estados 2016


Estados foram reconhecidos com o Prêmio Excelência em Competitividade



O Estado de São Paulo ocupa a primeira posição na classificação geral do Ranking de Competitividade dos Estados de 2016. O estudo, uma parceria entre o Centro de Liderança Pública (CLP) e a Economist Intelligence Unit e Consultoria Tendências, considerou 65 indicadores, agrupados em 10 pilares.

No evento realizado nesta segunda-feira (19), os Estados foram reconhecidos com o Prêmio Excelência em Competitividade. Os quatro primeiros do ranking - São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal - mantiveram as mesmas colocações de 2015.


"[O ranking] é importante porque ele avalia a eficiência dos governos na responsabilidade fiscal e nas políticas públicas como educação, saúde e segurança; competitividade, infraestrutura e inovação. É um estímulo para que todos façam um esforço ainda maior dentro dessas metas", explicou o governador Geraldo Alckmin durante a entrega do prêmio na sede da BM&FBovespa, no centro da capital paulista.

Na edição deste ano, os itens econômicos foram os que mais impactaram no crescimento e queda dos estados, como solidez fiscal e potencial de mercado. O estudo também identificou que segurança pública é o maior gargalo do país, principalmente quando comparado a parâmetros internacionais.

As deficiências se concentram em infraestrutura e sustentabilidade social. Tais quesitos receberam maior peso na avaliação de competitividade, já que são considerados prioritários, levando em conta critérios estatísticos e a análise de especialistas.

São Paulo ocupou a primeira colocação em quatro pilares: infraestrutura, educação, inovação e potencial de mercado. "Nós vamos verificar todos os indicadores e melhorar os demais. Acho que é muito bom pra gente poder trabalhar", finalizou o governador.


Do Portal do Governo do Estado

Siga o Governo no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Comentários