Lava Jato denuncia Lula à Justiça pelo tríplex do Guarujá


Procuradores federais apontam que o ex-presidente foi favorecido por empreiteira que pilhou a Petrobras na compra e reforma do apartamento

DANIEL HAIDAR - ÉPOCA

Resultado de imagem para lula triplex welbi

A força-tarefa do Ministério Público Federal que cuida da Operação Lava Jato vai anunciar, na tarde desta quarta-feira (14), a denúncia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Justiça. Os procuradores afirmam que Lula cometeu crimes ao receber vantagens indevidas da empreiteira OAS na compra do apartamento tríplex no edifício Solaris, no Guarujá, litoral de São Paulo. A OAS é uma das empreiteiras participantes do petrolão, o esquema de corrupção instalado durante o governo Lula na Petrobras.

A empreiteira não apenas reservou o imóvel como o reformou completamente, sob orientação da família de Lula. Quando o caso se tornou público, Lula desistiu da compra. A denúncia será encaminhada ao juiz federal Sergio Moro, em Curitiba, Paraná. Dentro da Lava Jato, Lula já foi acusado de tentar sabotar as investigações, na tentativa da compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Lula também é investigado pela compra do sítio de Atibaia, reformado com ajuda de outra empreiteira envolvida no petrolão, a Odebrecht.

Desde fevereiro, Lula tenta escapar da alçada de Moro, com uma série de recursos apresentados a Tribunais Superiores. Na semana passada, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou um desses recursos com o argumento de que a defesa de Lula tentava criar obstáculos à investigação.

Comentários