Governador Geraldo Alckmin comemora 13 anos do Escola da Família e inaugura prédio escolar na zona leste da capital


Unidade E.E. Salim Farah Maluf foi a escolhida na capital paulista para receber a visita; governador também entregou nova escola orçada em R$ 5 milhões


O governador Geraldo Alckmin participou neste sábado, 17, da comemoração dos 13 anos do Programa Escola da Família, na E.E. Salim Farah Maluf, na zona leste da capital. No projeto mantido pela Secretaria da Educação de São Paulo desde 2003, alunos, pais e a comunidade participam, aos fins de semana, de uma série de oficinas gratuitas e torneios esportivos. Além disso, na última década foram oferecidas mais de 250 mil bolsas de estudos para universitários interessados em ter a primeira experiência profissional nas unidades de ensino.

"A gente abre a escola para os pais e a comunidade participarem. A escola tem quadra de futebol, vôlei, basquete, ping pong, laboratório, computador, pode fazer teatro, balé. Abre para atividades culturais, atividades esportivas, todo tipo de atividade", destacou o governador. "Ele (jovem) retribui à sociedade, sábado ou domingo, como educador universitário. Ele é nosso monitor, treinado para isso. A escola é da comunidade, do bairro, dos alunos, dos pais dos alunos. É para servir à população", finalizou.


Atualmente, mais de 2 mil escolas da rede estadual fazem parte do programa. Crianças, jovens e adultos têm acesso a uma lista variada de ações norteadas pelos eixos do trabalho, esporte, saúde e cultura. Nesta unidade da zona leste, a programação vai desde oficinas de esportes como judô, futebol de quadra e tênis de mesa, até aulas de educação financeira e cursos de biscuit. A escola já conta com mais de 7 mil participações em 2016.

O planejamento e a realização são feitos em parceria, entre a própria escola, voluntários e bolsistas do programa Bolsa Universidade, de acordo com a área de estudo (Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Matemática, Biologia e outras). Na E.E. Salim Maluf, são sete universitários atuantes neste semestre.


Alunos do Ensino Fundamental ganham novo prédio


O sábado também foi de inauguração de prédio escolar. O governador Geraldo Alckmin entregou, na Fazenda do Carmo III, as novas instalações da unidade de atendimento de Ensino Fundamental I (1º ao 5 º ano). São, ao todo, 21 ambientes pedagógicos, incluindo refeitório e quadra coberta. A capacidade é de 365 crianças de 7 a 11 anos de idade. Foram investidos mais de R$ 5 milhões na construção da unidade.

"Uma escola caprichada, 21 salas pedagógicas, 10 salas administrativas, quadra coberta, laboratório, áreas de convivência. E sustentável, um prédio com sustentabilidade na área ambiental, que ainda terá um programa especial nessa área. Escola de Ensino Fundamental, mais perto das famílias, perto de casa, e com qualidade", disse Alckmin. 

Comentários