Defesa do direito dos trabalhadores é sagrada, diz Alckmin sobre reforma


FERNANDA PERRIN - FOLHA.COM


A taxa de juros elevada é o que aumenta o custo de capital no Brasil e dificulta a competitividade nacional e o empreendedorismo, e não o direito dos trabalhadores, disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), nesta segunda (19).

Questionado se uma reforma trabalhista é necessária, Alckmin afirmou que "sempre pode haver aperfeiçoamento", mas que a defesa do direito dos trabalhadores é "sagrada".

A fala se opõe à visão de críticos da legislação trabalhista, para quem ela onera excessivamente os empregadores, elevando o custo de investimento no Brasil e desestimulando novas contratações.

"O Brasil vai melhorar a sua competitividade com uma macroeconomia correta, uma política fiscal muito severa, uma política monetária com juros compatíveis com o desenvolvimento e uma política cambial com câmbio competitivo, para poder exportar. Este é o caminho: política fiscal dura, política monetária com juros baixíssimos e política cambial para evitar uma moeda sobrevalorizada", afirmou o tucano durante evento na sede do sindicato dos comerciários de São Paulo.

Ao defender a redução da taxa de juros, Alckmin ecoa a posição da indústria, para quem a taxa básica atual, de 14,25%, inibe a retomada da economia ao encarecer o crédito.

A revisão da CLT é um dos itens da agenda do governo do presidente Michel Temer. O tema tem causado polêmica, após declaração do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, ser interpretada como uma defesa da ampliação da jornada diária para 12 horas.

Após a repercussão negativa, o ministro, orientado por Temer, vem tentando esclarecer a fala, afirmando que a jornada não será alterada e que uma eventual reforma da legislação não "surpreenderá" os trabalhadores, mas que será discutida com eles.

Comentários