Marta e Haddad escondem partidos em programa de estreia na TV


Erundina aposta na irreverência e Doria em biografia

SILVIA AMORIM - O GLOBO

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Os candidatos a prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) e Marta Suplicy (PMDB) esconderam seus partidos no programa de estreia no horário eleitoral gratuito desta sexta-feira. No caso do petista, a única referência ao PT foi uma estrela vermelha pequena no canto direito do vídeo, sem a sigla do partido. Na apresentação de Marta, o PMDB só apareceu nas letras miúdas com a coligação da candidata.

A ausência das siglas no horário eleitoral é reflexo da crise política nacional, que tem como maiores protagonistas o PT e o PMDB. Enquanto o PT é associado à corrupção por causa da Lava-Jato, o PMDB é acusado de promover um golpe ao apoiar o afastamento da presidente Dilma Rousseff. Na última eleição municipal, quando o PT vivia um momento político mais favorável, Haddad explorou à exaustão a marca do PT. Marta não foi candidata em 2012.

O candidato do PSDB, João Doria, seguiu caminho oposto e citou ser candidato do PSDB logo a abertura do programa. Já Luiza Erundina (PSOL), com apenas 10 segundos de programa no horário eleitoral, apostou na irreverência para chamar a atenção do eleitor. Impedida de participar do primeiro debate entre candidatos esta semana na Rede Bandeirantes, a deputada levou ao ar uma montagem em que o ator John Travolta, do filme Pulp Fiction, é inserido numa cena do debate procurando Erundina. A marca do PSOL apareceu no encerramento do vídeo.


PADRINHOS POLÍTICOS AUSENTES

O ex-senadora Marina Silva (Rede) foi o único padrinho político de peso a pedir voto para seu candidato, o vereador Ricardo Young, na abertura do horário eleitoral.

Líder nas pesquisas, Celso Russomanno (PRB) investiu na sua imagem de solucionador de problemas do consumidor e transferiu o discurso para o ambiente eleitoral, prometendo colocar para funcionar tudo que está errado na cidade.

Haddad se apresentou neste primeiro dia com o discurso de que fez muito por São Paulo, mas divulgou pouco.

— Fizemos muito por São Paulo mas reconheço que divulgamos pouco nossas ações. Nessa crise, preferi cortar gastos em publicidade para garantir investimentos em áreas prioritárias — disse o prefeito.

Marta repetiu o pedido de desculpas, feito também no programa no rádio pela manhã, pela criação de taxas quando prefeita.

— O mais importante do que aprender com os próprios erros é ter humildade de pedir desculpas por eles — afirmou a candidata.

Doria apostou num tom biográfico e emotivo, tentando reduzir o índice de desconhecimento de sua candidatura e amenizar a imagem de elitista.

— Muitas pessoas me conhecem da televisão. Sou empresário, jornalista, publicitário e apresentador. Mas muita gente vai me conhecer a partir de agora nas ruas de São Paulo — se apresentou o tucano.


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