Governador Geraldo Alckmin recebe presidente de Portugal no Palácio dos Bandeirantes


Cooperação bilateral e cenários político e econômico das regiões serão discutidos no encontro


O governador Geraldo Alckmin recebeu neste sábado, 6, o presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa. O encontro aconteceu no Palácio dos Bandeirantes.

Rebelo, eleito presidente no início deste ano, faz sua primeira visita a São Paulo. Durante o encontro com o governador, ações de cooperação bilateral, cenário político e econômico português e brasileiro, o Museu da Língua Portuguesa e a Escola de Portugal estiveram entre os assuntos principais de discussão. O Governo de São Paulo e Portugal têm protocolos de intenção assinados nas áreas de educação, investimentos e meio ambiente (resíduos sólidos).

“Conversamos sobre o Museu da Língua Portuguesa, um museu interativo, ponto de união entre os países lusófonos, com grande perspectiva de, por meio desse trabalho, podermos ampliar ainda mais a presença dos nossos países em vários outros continentes. Também conversamos sobre investimentos recíprocos, conversamos sobre parcerias, sobre educação, uma pauta vasta. Portugal tem importantes investimentos aqui em São Paulo”, comentou Alckmin.

A última visita oficial de um presidente português a São Paulo aconteceu em 2011 quando o governador Geraldo Alckmin e o então presidente português Cavaco Silva participaram da comemoração do 99º aniversário da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil.


Comitivas

Cada delegação foi composta por quatro autoridades. Do lado de Portugal, participaram do encontro com o governador Alckmin, o embaixador de Portugal no Brasil Francisco Ribeiro Teles, o assessor para Assuntos Internacionais do presidente português José Augusto Duarte, o chefe do Protocolo do estado de Portugal, Antonio de Almeida Lima e o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço. Ana Paula Fava, da AEAI, o secretário da Educação José Renato Nalini, o secretário da Cultura José Roberto Sadek e o chefe interino do ERESP (escritório do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo) José Luiz Medeiros integraram a delegação paulista. 

Comentários