Governador Geraldo Alckmin entrega equipamentos para 62 bibliotecas municipais atenderem pessoas com deficiência


Iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência assegura acesso à leitura para pessoas com deficiência visual em bibliotecas


O governador Geraldo Alckmin disponibilizou, para 62 bibliotecas municipais, equipamentos de tecnologia assistiva para que pessoas com deficiência visual tenham acesso à leitura. A expectativa é que os equipamentos sejam entregues em 90 dias.

"É um grande passo para garantir o direito de inclusão às pessoas com deficiência visual. As bibliotecas receberão computadores, impressoras especiais e os mais modernos equipamentos, capazes de fazer a leitura de qualquer livro para que os cidadãos possam escutá-lo", disse o governador Geraldo Alckmin.

As bibliotecas, de 55 municípios, que serão beneficiadas participaram do Concurso Acessibilidade em Bibliotecas, cujos interessados elaboraram um projeto para ampliação da frequência de usuários com deficiência na unidade. Os projetos foram selecionados por uma comissão julgadora.

De acordo com o projeto enviado, as bibliotecas irão receber o Kit Tipo 1 (computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e computador) ou o Kit Tipo 2 (que conta ainda com display e impressora em braile).

As bibliotecas beneficiadas deverão efetuar pesquisa de satisfação junto aos usuários dos equipamentos, apresentar relatório semestral sobre o número de usuários e as ações desenvolvidas com base nos equipamentos disponibilizados.

Além de assegurar, ao longo do tempo, a assistência e manutenção após a entrega dos equipamentos, as bibliotecas precisarão indicar dois servidores para participar de um workshop de capacitação para a utilização dos equipamentos, ministrado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

- Veja tabela com as bibliotecas beneficiadas: 

Comentários