Governador Geraldo Alckmin dá início às obras da estação João Paulo I da Linha 6-Laranja de metrô


Projeto é a primeira Parceria Público Privada 100% do setor metroferroviário paulista, que prevê a construção e operação de uma linha de metrô feita pelo setor privado


O governador Geraldo Alckmin deu início nesta quarta-feira, 22, por meio da Concessionária Move São Paulo, às obras de escavação da estação João Paulo I, uma das 15 estações que irão compor a Linha 6-Laranja de metrô. O trabalho de escavação e contenção do poço da estação segue cronograma vigente no contrato. Após a conclusão dessa etapa, a estação estará pronta para receber a passagem do shield, também conhecido como tatuzão.

“Estamos dando mais um passo numa das principais obras de metrô, que é a Linha 6, que começa na Brasilândia, passa aqui pela João Paulo I, pela Freguesia do Ó, debaixo do Rio Tietê, pelas universidades PUC, Faap, Mackenzie, e vai até São Joaquim, na Liberdade, integrando com a Linha 1 do Metrô", comentou Alckmin.

O tatuzão que irá construir a parte norte dos túneis da Linha 6-Laranja é específico para escavar em solo rochoso. A Estação João Paulo I é a segunda estação do trecho Norte a receber o tatuzão, que partirá do VSE Tietê e seguirá até o Pátio Morro Grande, perfazendo cerca de 4,5 quilômetros de túneis.

Com área total construída de 16,9 mil m², a estação João Paulo I possuirá 5 pavimentos subterrâneos e profundidade máxima de 44 metros. A estação também contará com um novo terminal de ônibus integrado. A expectativa é que mais de 31 mil pessoas sejam beneficiadas com os serviços oferecidos pela nova estação. No pico da obra da Linha 6-Laranja devem ser criados 9 mil novos postos de trabalho.

Alckmin destacou a importância destas grandes obras na geração de empregos. “Estamos hoje com 1,8 mil trabalhadores e deveremos chegar no final do ano com mais de 4 mil colaboradores nesta obra”, comemorou o governador.

A Linha 6-Laranja de metrô terá 15,3 km de extensão e 15 estações, totalmente integradas à rede metroferroviária e terminais de ônibus, e vai beneficiar mais de 633 mil pessoas por dia em um trajeto que vai economizar até 1h30 o tempo gasto atualmente de carro ou ônibus, reforçando o compromisso do Governo do Estado de São Paulo em contribuir para melhorar a mobilidade urbana na cidade de São Paulo.


Status das obras

Cerca de 700 profissionais do Consórcio CEL6 e subcontratados atuam em 9 frentes de trabalho nas obras da Linha 6-Laranja de metrô. O canteiro central localizado dentro do VSE Tietê, que tem entre suas funções apoiar as obras e receber os dois tatuzões que vão construir cerca de 15 quilômetros de túneis da nova linha, está concluído.

Sobre a concessionária

A Concessionária Move São Paulo é a empresa responsável pela construção, operação e manutenção da Linha 6, que ligará a região noroeste da cidade ao centro (Brasilândia - São Joaquim).

Sobre o consórcio construtor

Contratado pela Concessionária Move São Paulo, o Consórcio Expresso Linha 6 é responsável pela construção da Linha 6-Laranja de metrô.

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