Educadora tucana Maria Inês Fini será a nova presidente do Inep


PAULO SALDAÑA - FOLHA.COM


A educadora Maria Inês Fini será a nova presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação responsável, por exemplo, pela realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Maria Inês já integrou o Inep no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) entre 1996 e 2002. Na época, chefiou a diretoria de Avaliação. A nomeação foi confirmada pela Folha.

É o segundo nome já confirmado para a nova equipe do ministro Mendonça Filho (DEM) à frente do MEC (Ministério da Educação e Cultura). Maria Helena Guimarães de Castro será a secretária-executiva da pasta.

As duas, ambas docentes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), fazem parte do setorial de Educação do PSDB. Elas trabalharam juntas na secretaria estadual de Educação de São Paulo e no próprio Inep, onde Maria Helena foi presidente no mesmo período.

Maria Inês foi responsável, por exemplo, pela reestruturação do sistema de avaliação no governo de São Paulo quando a secretaria de Educação paulista adotou a política de bonificação por mérito para professores. A adoção do sistema em todo país é uma das propostas para a educação do presidente interino Michel Temer.

Ainda não há confirmação de nomes paras as outras secretarias de educação do MEC. Maria Helena se despede nesta segunda-feira (16) da Fundação Seade, que ela presidia. A educadora chega nesta terça em Brasília.

Comentários