Em evento de apoio a Matarazzo, Serra ataca gestão Haddad


Folha.com

O ex-presidente Fernando Henrique Cartoso, Andrea Matarazzo e José Serra

Em evento de apoio à pré-candidatura de Andrea Matarazzo na disputa interna do PSDB pela Prefeitura de São Paulo, o senador José Serra afirmou que na gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) "tudo se deteriorou" na capital paulista por causa dos "descaminhos em que a cidade foi metida".

Os tucanos escolherão no próximo dia 28 o candidato que enfrentará o petista na eleição deste ano. Matarazzo enfrenta o empresário João Doria e o deputado federal Ricardo Tripoli.

"Essas coisas que são irritantes como fechamento da Paulista e o Carnaval que é enfiado pela goela dos bairros que não têm nada a ver com isso são mais para despertar uma polêmica e dar a impressão de que tem um governo na cidade", afirmou Serra.

Andrea Matarazzo também usou sua fala para fazer críticas ao prefeito petista. No dia em que uma tempestade fez São Paulo bater recorde de trânsito e causou alagamentos pela cidade, o vereador afirmou que a capital paulista está sem limpeza de sua drenagem há dois anos e meio.

Matarazzo, que já foi secretário de Subprefeituras e subprefeito da Sé, afirmou que é "preciso focar no desenvolvimento da periferia da cidade para acabar com essa desigualdade".

"Depois de ter trabalhado na Prefeitura, vi o quanto dá para fazer e o quanto não se fez pela cidade até hoje, a começar pelo desenvolvimento da cidade nas suas bordas."


DISPUTA INTERNA

Em uma crítica a João Doria, neófito em disputas eleitorais, Matarazzo afirmou que o cargo de prefeito "não é um cargo de partida na vida pública. É um cargo de chegada. Não dá para se aprender com o cargo. Quem tentou aprender foi o Celso Pitta e o Fernando Haddad –e deu no que deu".

Já Serra, dias depois de ironizar a pré-candidatura de Doria, dizendo que "nem sabia" que o empresário era filiado ao PSDB, evitou falar da disputa interna do partido, focando seu discurso nas críticas à gestão Haddad.

Com o acirramento da disputa interna no PSDB, o nome de Serra chegou a ser aventado como o único capaz de unir o partido. Contrário ao apoio de Geraldo Alckmin a João Doria, o entorno do governador atuou para convencer o senador a entrar na disputa, mas ele se recusou. Ele nega que tenha sido sondado.

"Está tendo essa disputa, que é uma disputa difícil e não vou entrar na análise dela porque aqui tem jornalistas. Aqui temos um público em que provavelmente poucos votarão [nas prévias] porque não são filiados [ao PSDB], mas que tem um significado qualitativo grande", disse Serra.

"Aposto que o Andrea sendo o candidato, o PSDB ganha a eleição em São Paulo. Não tenho a menor dúvida que vai pegar.

O jantar, organizado pelo investidor Guilherme Affonso Ferreira em sua casa, nos Jardins, reuniu nomes como os dos empresários José Olympio Pereira, Horácio Lafer Piva e Fábio Barbosa, os juristas José Carlos Dias e Miguel Reale Jr., o ex-secretário da Fazenda de São Paulo Andrea Calabi e o ex-ministro Celso Lafer.

Comentários