Greve de professores estaduais foi pequena e sem sentido, diz Geraldo Alckmin


Folha.com


Um dia após o término da mais longa greve na rede estadual de ensino de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou, neste sábado (13), que a paralisação, que durou praticamente três meses, "foi muito pequena".

"Foi importantíssimo acabar a greve. Não tinha nenhum sentido. Acho que foi uma medida de bom senso. Nós vamos verificar agora, na reposição, que a greve foi muito pequena", disse em entrevista coletiva após inaugurar a ampliação da UTI e do setor cirúrgico do Hospital Amaral Carvalho de Jaú (287 km de São Paulo), referência em oncologia.

O governador afirmou ainda que "quase não teve faltas" em razão dos substitutos. "Primeiro, o professor efetivo não fez greve. Praticamente não teve greve de professor efetivo e, em algum caso de falta, o substituto deu aula. Mas aqueles casos de escolas que não tiveram aulas, elas serão repostas no prazo mais rápido possível".

Questionado sobre o cronograma de reposição, ele se limitou a dizer que a Secretaria da Educação estabelece o calendário e citou que poderá ser realizado nas férias ou em horário pós-aula.

A greve foi encerrada na tarde de sexta-feira (12) durante uma assembleia realizada pelos professores e a Apeoesp (sindicato docente) na avenida Paulista.

No início do movimento, a categoria pedia reajuste de 75,33% para equiparar os salários aos dos demais professores com ensino superior no Estado. Nos últimos dias, falava-se em 30%.

Sem acordo, o governo disse, em nota, que a greve era "um movimento isolado" e que nos últimos quatro anos concedeu 45% de aumento à categoria.

Ao todo, a paralisação durou 89 dias. Antes dela, a greve mais longa dos professores estaduais tinha ocorrido em 1989, com 80 dias parados. A categoria, na ocasião, voltou ao trabalho após conseguir reajuste, mas que ficou 53% abaixo do pedido

Comentários