Aliado de Alckmin, Silvio Torres, vai assumir posto-chave na direção do PSDB


Daniela Lima - Folha.com


Um dos principais aliados do governador Geraldo Alckmin vai assumir a secretaria-geral do PSDB, cargo cobiçado pela influência que exerce em toda a máquina do partido no país. A indicação do deputado Silvio Torres (PSDB-SP) para o cargo foi acertada pessoalmente entre Alckmin e o senador Aécio Neves (MG), hoje presidente nacional do partido.

Aécio esteve em São Paulo há cerca de três semanas para um encontro particular com o governador. O mineiro veio tratar das trocas na direção nacional da sigla, que serão oficializadas em junho. Na conversa, Aécio chegou a dizer que estava disposto a deixar a presidência da sigla, num gesto a Alckmin, que figura ao lado do senador como nome para a disputa presidencial em 2018. Alckmin disse que não seria necessário.

Na presidência do PSDB desde 2013, Aécio tem o direito de se reeleger e permanecer no cargo até 2017. Dentro do partido, o acerto entre os dois foi visto como um gesto de que, pelo menos até 2017, a disputa interna em torno da candidatura presidencial deve ficar em "banho-maria".

Silvio Torres, escolhido por Alckmin para a secretaria-geral, atuou na gestão passada do governador na pasta de Habitação. O paulista deve, ainda, indicar o titular do Instituto Teotônio Vilela (ITV), estrutura de pesquisas e estudos do PSDB, que conta com dotação orçamentária própria na estrutura da sigla.

Comentários