Senador Aloysio Nunes anuncia CPI dos Fundos de Pensão


Senador aloyso Nunes

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) protocolou nesta terça-feira (07) na Mesa Diretora da Casa requerimento para instalar a CPI dos Fundos de Pensão. Trinta e dois parlamentares assinaram o pedido. São necessárias 27 assinaturas para criação da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigará fraudes nos fundos da Petrobras (Petros), Correios (Postalis), Banco do Brasil (Previ) e Caixa Econômica Federal (Funcef).

“Esses fundos de pensão, constituídos por empresas estatais e por contribuição desses empregados, vem sofrendo uma atitude predatória por parte de seus dirigentes. A imprensa noticia aplicações temerárias, fala-se até em aplicação de recursos em títulos da dívida pública da Venezuela, veja a que ponto chega a temeridade!”

O colegiado vai apurar os prejuízos na administração de recursos financeiros nessas entidades. O documento cita reportagem do jornal Valor Econômico, segundo a qual pelo menos 50% do déficit da indústria de fundos de pensão brasileira vem de planos de previdência complementar de empresas estatais. “Invariavelmente, alguém deverá arcar com esses prejuízos, o que, em termos legais, significa aumento de aporte financeiro pelos participantes dos Fundos”, aponta o senador em sua justificativa.

Um exemplo disso é o rombo no fundo dos Correios em R$ 5,6 bilhões que seria coberto por um quarto (25%) do salário dos servidores da estatal, de acordo com O Estado de S.Paulo.

O tucano lembra ainda que o Petros é alvo de uma linha exclusiva de investigação da Operação Lava Jato, que apura desvio de dinheiro na Petrobras. O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, é suspeito de
intermediar uma reunião entre representantes do Petros e de um fundo de investimento do doleiro Alberto Youssef.

Comentários