Melhora nota de alunos da rede pública no Estado de São Paulo


Folha.com


O governo estadual divulgou nesta sexta-feira (13) o resultado do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) onde mostra melhoria nos resultados obtidos por alunos do primeiro ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio. Apesar da melhora, os dados ainda estão bem longe da meta que o governo pretende alcançar até2030.

O indicador calcula a aprendizagem dos estudantes da rede. A média combina os resultados das disciplinas de matemática e língua portuguesa, mensurados no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), com taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, é a primeira vez que o resultado mostra melhoras tanto no ensino fundamental como no médio.

Entre o 1º e 5º ano, o índice passou de 4,42 registrado em 2013 para 4,76 no ano passado. Já entre os alunos do 6º ao 9º ano o índice subiu de 2,50 para 2,62 no mesmo período. Já no ensino médio, o Idesp passou de 1,83 para 1,93.

Desde 2008, durante o governo José Serra (PSDB), foi criado um bônus para professores e funcionários ancorado no desempenho das escolas no Idesp. O atual secretário da Educação, Herman Voorwald, disse ser contrário ao uso das avaliações de alunos como fator para pagamento de bônus a funcionários ou para avaliação do desempenho de diretores.

REFORÇO ESCOLAR

Para os alunos e escolas que registrarem desempenho ruim no Idesp, a secretaria anunciou que fará um programa de reforço escolar que levará para sala de aula uma hora a mais de estudo por dia de língua portuguesa e matemática.

Segundo a pasta, as turmas serão definidas com base no desempenho escolar que apresentarem nas provas bimestrais.

Comentários