Encontro com Fernando Henrique Cardoso




Esta semana participei de um importante encontro organizado pelo Secretário da Cultura de São Paulo Andrea Matarazzo, com o ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Presentes, um grupo seleto de lideranças tucanas de diversos Diretórios Zonais da capital paulista e alguns funcionários da Secretaria Estadual da Cultura. 

Foi um bom momento para rever grandes amigos conversar com diversas lideranças e me atualizar sobre o que ocorre nos bastidores do tucanato paulistano. 

Ouvir Fernando Henrique Cardoso é sempre um grande aprendizado. Além de sua vasta experiência política, ele como sociólogo e professor, nos traz com muito mais clareza os fatos do passado, analisa com precisão o presente e aponta os rumos para o futuro. 

Decidi encarar o desafio de tentar fazer um resumo dos principais temas abordados por FHC: 

Ao lembrar a história do PSDB, FHC falou sobre os objetivos e a conjuntura em que foi criado o partido. Não foi por cargos ou pelo poder, isto seus fundadores já tinham naquele momento. Foi com o objetivo de construir novos caminhos na política brasileira que propiciassem mudanças reais. 

Em seguida, falou sobre a ascensão do jovem partido ao poder e de como foi possível fazer as reformas estruturais que mudaram o Brasil: a consolidação do Plano Real, as privatizações, a Bolsa Escola (transformada em Bolsa Família), a regulamentação do SUS, a criação das Agências Reguladoras, a Lei de Responsabilidade Fiscal, etc. 

As grandes mudanças que o Brasil sofreu, foram realizadas por governantes tucanos, mas não pelo partido. Em resumo: o PSDB soube, e muito bem, ser governo, mas por ser jovem, teve e ainda tem dificuldades em ser PARTIDO. 

Outro trecho que gostei muito, foi quando FHC falou sobre a diferença entre a social democracia surgida no meio do século passado na Europa, e a social democracia brasileira. Segundo ele, o surgimento da Social democracia na Europa, foi para garantir direitos aos trabalhadores. Já no Brasil, se fez e faz necessário, garantir direitos aos POBRES. Por isso, o foco da social democracia brasielira deve ser o da inclusão. 

Para FHC o futuro na política está na COMUNICAÇÃO. Quem não entender este momento, não irá adiante. E a preocupação não pode se dar apenas com as mídias tradicionais: TVs e grandes jornais. Para ele, o rádio continua sendo muito importante. A internet é fundamental: redes sociais e blogs são as grandes ferramentas do momento. Tornam possível a interação com a sociedade e a divulgação de nossas bandeiras. Para ele, também é possível o partido se organizar em “diretórios virtuais”. “É o PSDB.COM”, disse FHC. Ele lamentou que o Programa de Governo Colaborativo de José Serra, o Proposta Serra (projeto que tive a honra de participar a convite de Xico Graziano), que envolveu dezenas de milhares de internautas, não tena sido usado.

Quando o militanta da JPSDB Vinícius Caruso, de 17 anos perguntou a ele como atrair o jovem para o PSDB, FHC respondeu: “crie um BLOG. Pergunte a eles o que eles querem, o que eles acham…”. 

Sobre as disputas internas, FHC disse que o PSDB não pode mais temer as prévias: "se tiver mais que um candidato, que se apresente", disse ele.

FHC deixou claro que o contato pessoal não pode ser perdido. Disse que o partido precisa entender o que as manifestações culturais da periferia, principalmente a música, quer dizer. 

O PSDB precisa participar das lutas locais da sociedade, estar envolvido em problemas que atingem o cotidiano do cidadão. Assim o partido se fará presente, parte integrante daquela localidade. 

Não é fácil escrever sobre o que Fernando Henrique Cardoso falou por mais de uma hora. Mas, encarei o desafio. Peço aos que estiveram presentes, que me corrijam em algum erro cometido. 

Aproveito para agradecer ao anfitrião do encontro Andrea Matarazzo, pela iniciativa e ao amigo Eduardo Odloak pelo convite.

WELBI MAIA BRITO


Comentários

  1. Nosso Presidente sempre muito bem visto e com pensamentos maravilhosos. Orgulho FHC

    ResponderExcluir
  2. Continuo achando que o Brasil não teve outro Presidente igual Pela cultura, pela competência, pela ética, pela compostura, pelo tratamento apartidário,no Governo. Tenho orgulho de FHC

    ResponderExcluir
  3. Meu querido amigo Welbi...haveria como vc ver próximo local onde o Excelentíssimo Ex Presidente, FHC, irá palestrar. Seria interessante,se vc postasse a agenda dele, como faz com o Governador Alckmin,que por sinal,tenho compartilhado todas em minha página.
    Obrigada e bjs
    Fátima Segalla

    ResponderExcluir

Postar um comentário