Prefeitura de SP trocará piso de todo calçadão do centro histórico


Tradicional mosaico português será substituído por concreto

Elaine Granconato


Calçadão da rua Dr. Miguel Couto (região central), onde concreto começa a substituir pedras portuguesas 
Foto: Ronny Santos/Folhapress


A Prefeitura de São Paulo, da gestão Bruno Covas (PSDB), vai requalificar todo o calçadão do centro histórico da capital —cerca de 68 mil metros quadrados, entre as ruas Boa Vista, Libero Badaró e Benjamin Constant.

Uma das mudanças será a substituição do tradicional mosaico português por concreto, o que ainda não tem data certa para ocorrer, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Segundo a prefeitura, o mosaico português é de difícil manutenção, tem custo alto e proporciona dificuldade para pedestres.

Desde o último dia 8, um projeto-piloto de pavimento foi iniciado em um trecho de 12 metros da rua Dr. Miguel Couto, com dois tipos de pisos, que ocuparão seis metros cada: concreto armado moldado in loco e placas cimentícias pré-fabricadas.

Os pisos moldados in loco são aqueles em que o concreto é lançado no local de aplicação, podendo ser preparado em usina ou com auxílio de betoneira.

Já os pisos pré-moldados de concreto são peças cimentícias pré-fabricadas, que chegam ao local já prontas para a aplicação sobre uma base em concreto armado.

Segundo a prefeitura, o objetivo do teste é verificar qual tipo de pavimento é o mais indicado para os calçadões da cidade, desde facilidade de execução, resistência adequada a veículos pesados, acessibilidade e desenho.
Por baixo

Além da requalificação dos calçadões na região do centro histórico, que reúne comércios e serviços, implicará no reordenamento das redes subterrâneas. Segundo a prefeitura, serão abertas novas valas para receber redes de telecomunicações.

Comentários