"Eleições indefinidas", artigo de Welbi Maia


A volatilidade das intenções de voto para presidente é altíssima. Qualquer cenário é possível até 7 de outubro

Welbi Maia Brito – Editor 

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Welbi Maia Brito, pessoas sorrindo, tela e área interna

As pesquisas de intenção de voto há 12 dias da eleição mostram Jair Bolsonaro (PSL), em primeiro, Fernando Haddad (PT), em segundo, Ciro Gomes (PDT), em terceiro e, logo depois, Geraldo Alckmin (PSDB). Alguns jornalistas e analistas políticos dizem que o quadro eleitoral para o segundo turno já está definido entre Bolsonaro e Haddad. Mas será que é isso mesmo? Acredito que não.

E não é só a minha opinião. A maioria dos especialistas em análise eleitoral estão temerosos em afirmar o resultado da disputa eleitoral no próximo dia 7 de outubro.

E não é por acaso. Vários outros levantamentos mostram que está tudo em aberto. Nas últimas eleições os resultados mudaram na reta final. Foi assim nas eleições para presidente em 2014, em 2012 e 2016 em São Paulo para prefeito.

Um outro dado que mostra esta indefinição é que 50% das mulheres, maioria do eleitorado, ainda não definiu seu candidato à presidente. 

Soma-se a isso, que dos eleitores que já declararam votos, mais da metade não tem como decisão definitiva. Haddad tem 51% de seu eleitorado fidelizado, enquanto Bolsonaro aparece com 49%. Ciro tem 32% e Alckmin 30% de eleitores convictos.

A polarização entre os extremos – direita contra esquerda -, também pode provocar mudança de votos já declarados e ser decisivo para os indecisos. O chamado “voto útil”, pode colocar outros candidatos na disputa pelo segundo turno na reta final. 

O candidato mais provável a ser beneficiado por essas oscilações de votos e pelo “voto útil”, por rejeição aos candidatos que lideram a campanha, é Geraldo Alckmin do PSDB. O tucano vem dizendo há algum tempo que esta eleição se definirá nos últimos dias.

A volatilidade das intenções de voto é altíssima. Isso sem contar com a possibilidade de “fatos novos”, como o atentado contra Bolsonaro que alterou totalmente a campanha. Assim, apesar da liderança nas pesquisas do candidato do PSL, seguido pelo candidato petista, nenhum resultado para o segundo turno pode ser descartado. 

O jogo ainda está rolando e só vai se definir após “o apito do juiz”, às 17 horas do dia 7 de outubro, quando as urnas se fecharem. Até lá, tudo pode acontecer. E quem apostar que o campeonato já acabou, vai perder.

*Welbi Maia Brito – É jornalista, publicitário e editor do Blog do Welbi

Comentários