Veja quem são os candidatos a governador de SP nas eleições 2018


Veja quais são os 12 nomes na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes; registros devem ser enviados para a Justiça Eleitoral até 15 de agosto

Igor Moraes - O Estado de S.Paulo

Ocupado pelo PSDB há mais de duas décadas, o Palácio dos Bandeirantes será alvo de uma disputa acirrada nas eleições 2018. No total, o pleito de outubro deverá contar com 12 candidatos a governador de São Paulo.

Além de João Doria, que tentará manter a hegemonia tucana, entre os postulantes figuram nomes de peso como Paulo Skaf (MDB), segundo colocado na última eleição, e Márcio França (PSB), atual governador do Estado. 

Os pedidos de candidatura devem ser enviados pelos partidos para a Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto. Os requerimentos serão julgados até o dia 17 de setembro. 

Veja abaixo a lista dos candidatos a governador de São Paulo nas eleições 2018

João Doria (PSDB)

Resultado de imagem para doria convenção
João Dória foi oficializado como candidato do PSDB ao governo do Estado

O PSDB oficializou em julho o nome de João Doria como candidato ao Governo de São Paulo nas eleições 2018. O tucano, que renunciou ao cargo de prefeito da capital para disputar o Palácio dos Bandeirantes, contará com o apoio do PRB de Celso Russomanno, do PP, do PSD e do PTC. O DEM, do candidato a vice Rodrigo Garcia, também está na coligação.

Na última pesquisa Ibope, Doria viu suas intenções de voto aumentarem para 21% e ficou no segundo lugar do levantamento. Um dos desafios para o ex-prefeito paulistano durante a campanha será superar a rejeição do eleitorado. Apesar de cair em relação à última pesquisa, sua rejeição no Estado é de 33% e, na capital, de 52%.


Adriano Costa e Silva (DC)
O major do Exército Adriano da Costa e Silva é o candidato a governador do Democracia Cristã. Nas forças armadas há 24 anos, o militar já foi professor universitário e instrutor no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) de São Paulo. 

O candidato a vice na chapa é Humberto Alencar, também filiado ao partido, o antigo PSDC.


Cláudio Fernando Aguiar (PMN)

O professor Claudio Fernando Aguiar será o candidato a governador pelo PMN. Sua campanha também cumprirá a função de abrir um palanque para a presidenciável Marina Silva em São Paulo. O vice não chapa é Roberto Campos, da Rede.


Edson Dorta (PCO)

O PCO confirmou no último dia das convenções partidárias o nome de Edson Dortacomo candidato a governador de São Paulo. Natural de Campinas, ele é formado em direito e trabalha nos Correios desde 1994. Com atuação no movimento sindical, Dorta foi candidato a vice-presidente pelo PCO em 2010.

A candidata a vice-governadora será Lilian Miranda, professora da rede pública.


Lisete Arelaro (PSOL)

A pedagoga Lisete Arelaro, professora da Faculdade de Educação da USP, será candidata ao Governo de SP pelo PSOL Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

A pedagoga Lisete Arelaro foi oficializada pelo PSOL como candidata ao governo de São Paulo. Ex-diretora da Faculdade de Educação da USP, onde atualmente é professora titular, Lisete é militante feminista e defensora das cotas universitárias. Duas vezes secretária de Educação de Diadema (SP), a pedagoga integrou a equipe de Paulo Freire na Secretaria da cidade de São Paulo durante a gestão de Luiza Erundina no início dos anos 90. 

O vice na chapa será Maurício Costa, também filiado ao PSOL. O partido fará aliança com o PCB nas eleições 2018.


Luiz Marinho (PT)
O ex-prefeito de São Bernardo do Campo será o candidato do PT para o governo de São Paulo. Na última pesquisa Ibope de intenção de votos, Luiz Marinho registrou 3% das intenções de voto.

A tarefa para se tornar mais popular não será fácil. Depois de perder prefeituras em 2016, o PT entra enfraquecido na eleição para o Estado e contará apenas com o apoio do PCdoB.

A vice de Marinho será a psicóloga Ana Bock, também do PT.


Marcelo Cândido (PDT)

O PDT oficializou a candidatura de Marcelo Cândido, ex-prefeito de Suzano, no último dia das convenções partidárias. O anúncio da candidatura aconteceu depois que o partido rompeu o acordo que já havia fechado com Márcio França. A sigla esperava ter a vaga de vice na chapa para reeleição do governador.

Gleides Sodré, presidente da Associação Mulher Trabalhista (AMT), será a candidata a vice.


Márcio França (PSB)

O atual governador de São Paulo, que herdou do presidenciável Geraldo Alckmin(PSDB), será candidato pelo PSB nas eleições 2018. Prefeito de São Vicente (SP) por dois mandatos, Márcio França foi eleito deputado federal em 2006 e permaneceu na Câmara até 2014.

O governador aposta na articulação política para se tornar mais conhecido entre o eleitorado. Com quinze partidos na coligação -- PSB, PTB, PDT PPS, PR, PV, PROS, Patriota, Podemos, Solidariedade, PHS, PPL, PSC, PMB e PRP --, França terá o segundo maior tempo de TV e rádio na propaganda eleitoral.

A vice na chapa é a coronel Eliane Nikoluk (PTB), primeira mulher a comandar a PM no Vale do Paraíba.


Paulo Skaf (MDB)

O MDB oficializou o nome de Paulo Skaf como candidato a governador de São Paulo em julho. O presidente licenciado da Fiesp não só é o único concorrente das eleições 2018 que já disputou, mas ficou em segundo lugar em 2014 e quarto lugar em 2010.

O emedebista apareceu na liderança da última pesquisa Ibope para o Palácio dos Bandeirantes, com 22% das intenções de voto e tecnicamente empatado com João Doria.

A candidata a vice de Skaf é a tenente coronel da PM Carla Danielle Basson.


Rodrigo Tavares (PRTB)
O advogado Rodrigo Tavares, de 37 anos, foi oficializado como candidato do PRTB para o Governo de São Paulo. O candidato a vice no partido de Levy Fidelix é Jairo Glikson.




Rogério Chequer (NOVO)

Rogério Chequer foi oficializado candidato a governador de São Paulo pelo Partido Novo. Ex-líder do Vem Pra Rua (VPR), movimento que protagonizou as manifestações pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, Chequer deixou o grupo e se filiou ao Partido Novo no final do ano passado. A privatização de empresas estatais é uma de suas principais plataformas políticas. 

A candidata a vice de Chequer será Andrea Menezes, também integrante do Novo.


Toninho Ferreira (PSTU)

O advogado Toninho Ferreira foi oficializado como candidato a governador pelo PSTU. Ex-metalúrgico, ele foi dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e atuou na defesa dos moradores do Pinheirinho, também na região, em 2012.

A candidata a vice será a professora Ariana Gonçalves.

Comentários