'A arte de fazer política com mais amor', artigo de Gleuda Apolinário


A imagem pode conter: Gleuda Simone Apolinario
O partido que começa a praticar a falsa ideia da verdade absoluta e do totalitarismo partidário tende a caminhar pelo radicalismo e ao longo da sua história perde sua legitimidade ideológica e política. Olhe a armadilha que o PSDB está caminhando. O sinal amarelo esta aceso.  Importante  tratarmos aqui o conceito de participação e representação democrática.


Falta hoje na sociedade a tolerância para o diálogo sobre as diferenças de opiniões e as idéias políticas.

Praticar a arte de fazer política é exercitar o diálogo e a escuta. Percebam como as coisas internamente e externamente estão se seguindo no mundo da política e da sociedade brasileira, pensamentos e atitudes autoritárias e regras absolutas na prática de coagir, humilhar e constranger pessoas que pensam diferentes de nós. 

Exercitar a política partidária com sangue nos olhos e ódio no coração são práticas nada republicanas e sim autoritárias, digamos que expõe o lado sombra das pessoas que usam a política como instrumento do seu projeto de poder.

O exercício do diálogo entre as pessoas de maneira respeitosa ,inteligente , debater e argumentar fundamentos e teses ideológicas , retóricas fundamentadas no respeito e tolerância ao próximo estão se perdendo no dia a dia principalmente nas redes sociais (na armadilha do anonimato).

As decisões ideológicas e partidárias devem ser sempre fruto do amplo e transparente diálogo e defesas de teses.

Respeitar as diferentes opiniões é o exercício diário da Democracia Dialógica, um dever cívico, uma prática constante em qualquer ambiente que estejamos, e seja qual for a função pública ou política que ocupamos. 

O exercício do saber dialogar é antes de tudo  ouvir e garantir o direito do outro se expressar na sua opiniao divergente.

Saber ouvir e saber falar parecem simples ato da nossa vida cotidiana, porém,  acreditem, não são. Estamos vivendo tempos em que não exercitamos a prática de ouvir, diálogar e argumentar.

Com todo este movimento do discurso de ódio após a prisão do Lula, o país  faz uma divisão entre nós e eles, banalizando as questões políticas como se fossemos clubes de futebol, de torcidas organizadas, com frases debochadas, preconceituosas e irônicas contra a dignidade humana.

Infelizmente este efeito autoritário, constrangedor e ameaçador pulou os muros da Social Democracia de nosso partido. As pessoas assistem atônicos como se fosse "democrático" falar com dedo em risque, fazer bravatas impositivas, deixar a saliva sair pelos lábios, agredir nossos ouvidos com gritos e expressar raiva e agressões com palavras de ordem desagregadoras em nome de um partido político.

Com tristeza e muita angústia sinto que estamos nos perdendo enquanto identidade política, ideológica e partidária ,  estamos sendo contaminados pelo "clima" do personalismo e da revanche que tenta aniquilar e esmagar a nossa doce, frágil e alegre DEMOCRACIA.

Tenho a esperança de não nos limitarmos no raciocínio, no bom senso, na prática humanitária, na reflexão política, nos posicionamentos coerentes, consenso de teses e idéias.

Exercitar a democracia um aprendizado para todos que temos o dever sem a demagogia  de lutar e defender nossos direitos de pensar , falar e agir.

Não podemos aceitar nossa perda de identidade quando saímos do campo dos argumentos, das ideias, do protagonismo político e passamos para o campo da "vala comum" de fazer política, com um radicalismo medíocre e hipócrita, do pragmatismo político alienador. 

Temos que aprender que a arte de fazer política é um talento nato do ser humano em disseminar mais amor e menos a guerra... 

Por fim, em ano eleitoral... que fique a mensagem para todos : campanha eleitoral não é guerra de uns contra os outros, mas sim, um momento de esperança em nossas vidas de dias melhores  , com pessoas de bem e com programas de governos, teses ideológicas e defesas programáticas ,  uma governança descente, ética , de honradez e de  práticas humanitárias e solidárias.


*Gleuda Apolinário é Socióloga e Coordenadora Estadual de Políticas Sobre Drogas no Governo do Estado de São Paulo

Comentários

  1. Um artigo coeso e de facil compreensao...Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Poucos conseguem ter uma visão tão perfeita para escrever um texto como esse. Maravilhoso, muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  3. Adorei. Reflete nosso momento.

    ResponderExcluir
  4. Dentro da artes, uma das que me move é a de transformar em texto, palavras lúcidas, frutos de muitas reflexões e experiências de Vida. Muito grata por estar aí, me representando como cidadã e pessoa. Grata por manter viva a esperança inteligente, de lutar com amor e dignidade, por questoes tão difíceis de serem resolvidas, mas que fará de nossa sociedade, pessoas mais humanizadas e respeitosas individual e coletivamente.

    ResponderExcluir
  5. Excelente.Gostaria que todos nós pudéssemos pensar no melhor para a sociedade e parassemos de agir como torcedores em uma partida de futebol. O Brasil não é uma arena. Tá na hora de realmente trabalhar pelo conjunto seja de idéias,ações e trabalho em prol de um todo. Belíssimo texto mas vindo da Gleuds Apolinário não podia ser diferente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário