Dona Ruth Cardoso ganha bloco de Carnaval na periferia de SP


​Com instrumentos digitais feitos pela comunidade, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso vai estrear na folia com agremiação que presta homenagem à ex-primeira-dama do Brasil

Bárbara Jadeh

Exibindo Bloco da Tia Ruth - Identidade/Pavilhão

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), na Vila Nova Cachoeirinha, levará às ruas da zona norte bloco carnavalesco que leva o nome da ex-primeira-dama do Brasil Ruth Cardoso. O cordão, batizado de “Bloco da Tia Ruth”, estreará no Carnaval de SP no dia 18 de fevereiro. As alas de foliões farão contextos com bandeiras acadêmicas e sociais defendidas pela estudiosa, que faleceu em 24 de junho de 2008.

"Os estudos de Ruth Cardoso são contextualizados nas alas do bloco por representações de jovens que estão inseridos nas investigações acadêmicas da ex-primeira-dama do Brasil. Podemos citar, por exemplo, a ala Divas do Bloco, que será composta por meninas negras da comunidade que participaram do evento Miss Odara, em 2017, no CCJ, e nossa comissão de frente, que levará a bandeira do Hip Hop - gênero musical que canta as vivências de jovens da periferia. A zumba, umas das marcas do equipamento cultural, promove integração, empoderamento e reacende a autoestima de mulheres do entorno.", explica Aline Torres, diretora geral do CCJ.

O Bloco da Tia Ruth será composto por mais cinco alas, que se chamarão: Amigos da Tia Ruth (aberta à comunidade), Artística (que vai representar a oficina de circo, umas da mais populares do CCJ), Bateria, Corte (Rainhas) e Guardiões Capoeira.

Para a organização do bloco, o CCJ contou com a participação de moradores do entorno da instituição em oficinas que ensinaram criação de instrumentos, samba no pé, percussão e confecção de fantasias.

“Ter a comunidade inserida em um bloco carnavalesco, que resgata a tradição cultural da brincadeira, é uma forma de dar voz e espaço à periferia”, completa Torres.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Aline Torres apresentando o “Bloco da Tia Ruth” a Andrea Matarazzo e FHC

Na estreia no Carnaval, o Bloco da Tia Ruth terá como tema a arte urbana, umas das marcas culturais e artísticas da zona norte.


Bloco da Tia Ruth vai às ruas com instrumentos digitais

A agremiação carnavalesca do CCJ chamará atenção nas ruas da Zona Norte por organizar um bloco com instrumentos musicais feitos pela comunidade a partir de ​técnicas de fabricação digital. Feitas de madeira, as reproduções ganham sonoridade bem próxima à de aparelhos profissionais utilizados por escolas de samba, porém com a vantagem do baixo custo.

Resultado de oficina promovida em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, que comanda a rede de laboratórios de fabricação digital Fab Lab Livre SP, os instrumentos foram projetados em programas de computação gráfica e replicados para a marcenaria convencional. As criações foram supervisionadas por Jesus Cavalcante de Assis Neto, arquiteto responsável pela unidade do laboratório no CCJ.

“Para os instrumentos do bloco, utilizamos recursos gráficos da modelagem 3D aliados à marcenaria digital. Os acabamentos foram feitos com as técnicas da marcenaria tradicional, pois o nosso maior foco foi desenvolver instrumentos de baixíssimo custo. Inovamos, por exemplo, com a fabricação de um surdo todo em madeira, sem pele e sem metal. Claro que o equipamento não tem o som especifico, pois é uma réplica, mas chega bem próximo do timbre de um surdo ‘verdadeiro’”, diz Jesus.

O desfile também contará com a participação e apoio de blocos da região, como Água Ardente, Aí Se Me Perdeu, Explosão, Garotos da Vila, Inajar, Não Empurra Que É Pior e Raízes da Casa Verde.

A concentração será às 14h, em frente ao Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, na Av. Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha.

Comentários