Alckmin diz que manterá presidente do Banco Central, se eleito


Tucano anunciou intenção em entrevista ao 'Canal Livre', que vai ao ar na noite deste domingo

SILVIA AMORIM - O GLOBO

Resultado de imagem para alckmin welbi
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin

Pré-candidato à Presidência da República, o governador Geraldo Alckmin prometeu, se eleito, manter no Banco Central o atual presidente Ilan Goldfajn. O tucano anunciou a intenção em entrevista ao programa "Canal Livre", da Rede Bandeirantes, que irá ao ar neste domingo. Com a promessa, Alckmin faz um novo aceno ao mercado financeiro.

Na semana passada, ele anunciou o economista Pérsio Arida, que presidiu o Banco Central no governo de Fernando Henrique Cardoso, para ser o coordenador do seu programa na área da economia. A escolha teria sido bem recebida por analistas econômicos, segundo aliados do governador.

A declaração sobre uma manutenção de Goldfajn é mais um passo nessa direção. Alckmin, único candidato de centro que se apresentou para a corrida presidencial até agora, deseja ser o "candidato do mercado".

Goldfajn assumiu o Banco Central em 2016 na gestão do presidente Michel Temer. Ele substituiu Alexandre Tombini. Neste ano, Goldfajn foi eleito o melhor banqueiro central do mundo pela revista britânica "The Banker". Ele está à frente da maior política de redução de juros do BC na história recente da economia brasileira. Essa é uma das bandeiras de Alckmin para o setor.


Comentários