"30 anos de trabalho e êxitos", artigo de Aloysio Nunes Ferreira


Folha de S.Paulo

Resultado de imagem para aloysio nunes Ao comemorar 30 anos, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) consolidou-se como alavanca para o desenvolvimento e importante instrumento de política externa, melhorando a vida das pessoas nos países parceiros e contribuindo para promover a imagem do Brasil no exterior.

Primeira agência de cooperação internacional de um país em desenvolvimento, e hoje referência mundial, a ABC foi criada para gerir programas de cooperação técnica e evoluiu como coordenadora da cooperação técnica prestada por nosso.

Sua atuação alcança cerca de 3.000 projetos em 108 países, em áreas como agricultura, segurança alimentar, saúde, educação e formação profissional.

Diversas são as iniciativas que merecem destaque. O programa de bancos de leite humano foi considerado, pela OMS, excelente no combate à mortalidade infantil. Com baixo custo de implementação, já beneficiou mais de 300 mil crianças em 24 países.

O Programa de segurança alimentar e nutricional escolar beneficia famílias, crianças e adolescentes em 29 países da África e da América Latina, mediante a transferência de metodologias e práticas brasileiras que estimulam hábitos alimentares saudáveis.

Em minha recente viagem de trabalho ao continente africano, pude atestar que os projetos da ABC, além de contribuírem para a melhoria das condições de vida das populações locais, também exercem a função de "embaixadores" do Brasil, divulgando ações de nosso país em diversos setores associados ao desenvolvimento social e econômico.

Um país com a dimensão e o perfil do Brasil não pode prescindir da cooperação como parte de sua inserção internacional.

É nosso dever preservar esse patrimônio brasileiro, modernizando seus instrumentos e fortalecendo sua base jurídica. Com esse objetivo, pretendo apresentar ao presidente da República, para posterior apreciação ao Congresso Nacional, um projeto de lei que estabelece a Política Nacional de Cooperação para o Desenvolvimento.

A ABC está pronta para um novo salto de qualidade e para continuar a fazer diferença na vida das pessoas. Seguirá ajudando a projetar, nos diversos países em que atua, a capacidade do Brasil de encontrar soluções aos desafios do desenvolvimento.

Parabéns à ABC e a todas as instituições parceiras, no país e no exterior, pelos êxitos alcançados nesses 30 anos de muito trabalho.


*ALOYSIO NUNES FERREIRA é ministro das Relações Exteriores. Foi senador (PSDB-SP) e ministro da Justiça (governo FHC)

Comentários