Governador Geraldo Alckmin lança edital de concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro


Também foram anunciadas melhorias para as linhas da CPTM e do Metrô


O governador Geraldo Alckmin lançou, nesta quinta-feira, 30, o edital de concessão das Linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho. O objetivo é conceder à iniciativa privada, pelo período de 20 anos, a operação comercial das duas linhas. A concorrência internacional terá 90 dias para receber as propostas e contará com o apoio técnico da BM&FBOVESPA.

“O leilão será no dia 4 de julho, na Bovespa. O lance mínimo é R$ 189,6 milhões e nós esperamos, dentro do prazo da concessão, R$ 3 bilhões de investimentos e reinvestimentos”, disse o governador.

O valor estimado do contrato é de R$ 10,8 bilhões, que corresponde à soma das receitas tarifárias de remuneração e de receitas não operacionais, como exploração comercial de espaços livres nas estações, por exemplo.

O investimento previsto do parceiro privado é de R$ 88 milhões, que serão aplicados em melhorias e infraestrutura das linhas, visando atender aos indicadores de desempenho exigidos do concessionário para oferecer serviços de qualidade à população paulista. O valor de outorga mínimo é de R$ 189,6 milhões.


Linha 5-Lilás

Conhecida como a linha da saúde, a Linha 5 terá 17 estações ao longo de 20,1 km, ligando Capão Redondo a Chácara Klabin, incluindo dois pátios de estacionamento e manutenção de trens.

Além do alcance a importantes centros empresariais e comerciais, a operação plena da linha proporcionará o acesso a complexos hospitalares. A demanda estimada para a linha completa é de 850 mil passageiros por dia. O trecho fará interligação com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 17-Ouro do Metrô, Linha 9-Esmeralda da CPTM e três terminais integrados de ônibus. 


Linha 17-Ouro

Com tecnologia de monotrilho, a Linha 17 integrará o Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária da capital paulista. O trecho de 7,7 km de extensão compreenderá oito estações elevadas (Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin, Vila Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi) e um pátio de estacionamento e manutenção, Águas-Espraiadas.

Com demanda diária prevista de 200 mil passageiros, a linha 17 será integrada com a linha 5-Lilás do Metrô e a Linha 9-Esmeralda da CPTM. 


Novos trens

Também nesta quinta-feira, foi feita a entrega remota de mais um novo trem para a Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí). Esta é a 11ª composição do lote de 65 unidades a entrar em operação. Já foram entregues dois trens para o Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz-Guaianases), e oito para a Linha 7-Rubi. Os demais trens desse lote serão entregues ao longo dos próximos meses e entrarão em operação, após a realização de testes.

“Estamos permanentemente investindo. Não há no Brasil nenhum órgão ou governo que invista tanto em metrô e trem. Nós temos em obras, hoje, as linhas 4, 5, 15, 17, 9, 13 e mais o VLT da Baixada Santista; e estamos modernizando a frota”, salientou o governador.


Obras de ampliação da Linha 9-Esmeralda até Varginha

O Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal aprovaram duas novas contratações para a continuidade das obras de extensão da Linha 9-Esmeralda até Varginha. Com essa aprovação, a CPTM receberá recursos do PAC da Mobilidade para a implantação de Suprimento de Energia e do Sistema de Integração ao Centro de Controle Operacional (CCO). O valor previsto para a obra é da ordem de R$ 790 milhões. Até o momento, a obra foi executada com recursos financeiros do Governo do Estado.

A Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) transporta, atualmente, cerca de 570 mil usuários/dia. Com a ampliação de 4,5 km entre Grajaú e Varginha, a projeção é que sejam acrescentados à linha 110 mil usuários atendidos.


Edital para construção da estação Morumbi da Linha-17 Ouro

Na oportunidade, também foi lançado o edital de licitação para a construção da estação Morumbi do monotrilho da Linha 17-Ouro. A nova estação será elevada e ficará na Marginal Pinheiros, entre a estação Morumbi da CPTM e a margem do rio Pinheiros, permitindo acesso rápido e gratuito à Linha 9-Esmeralda. A contratação também inclui obras de adequações na estação da CPTM, com a construção de um mezanino ao final da plataforma, além do acréscimo de duas escadas rolantes, elevador e uma escada fixa.

A estação Morumbi será a última estação do trecho prioritário da Linha 17-Ouro, que terá 7,7 km de extensão e oito estações, entre Congonhas e Morumbi (CPTM), além de conexão com a Linhas 5-Lilás, na estação Campo Belo. Atualmente, cerca de 900 pessoas trabalham nas obras de implantação da Linha 17 e no pátio de manutenção. A expectativa é de concluir o trecho em julho de 2019, atendendo a 185 mil usuários por dia.

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