Governador Geraldo Alckmin entrega novos trens e sistema de sinalização para a Linha 5-Lilás


Com novos trens e sistema de sinalização, passageiros terão mais conforto e viagens mais rápidas


O governador Geraldo Alckmin entregou neste domingo, 19, seis novos trens da frota P e o sistema automático de sinalização e controle CBTC para a Linha 5 – Lilás. A nova frota passará por uma etapa de testes, funcionando no trecho Capão Redondo - Adolfo Pinheiro, aos domingos.

“Hoje é um grande dia”, disse Alckmin. “Os novos equipamentos, que têm ar condicionado, vagões contínuos e câmaras de vídeo, trazem maior conforto para os passageiros e reduzem a distância entre um trem e outro, incrementando a velocidade operacional.”

Esta fase dos testes vai possibilitar a realização dos ajustes finais e aperfeiçoamento do mais moderno sistema de controle de trens. A expectativa é a de estender esta operação também aos sábados, a partir de abril, chegando à operação plena, durante todos os dias da semana, em maio.

Com a entrada em operação da Frota P, os usuários terão à disposição trens modernos e mais confortáveis que contam com sistema duplo de ar-condicionado, portas mais largas que facilitam o embarque e desembarque, corredor de passagem entre os carros, câmeras de segurança e monitoramento, sistema de freios antideslizantes e antiderrapantes, iluminação LED, mapa dinâmico que mostra as estações percorridas, sistema de detecção e combate a incêndios, além de mensagens sonoras gravadas, que se adequam ao nível de ruído dentro do trem e regulam seu volume automaticamente.

Já o CBTC - que em português significa Controle de Trens Baseado em Comunicações - é um moderno sistema de sinalização e controle de trens, que possibilita a diminuição do intervalo de trens com maior velocidade operacional e menor consumo de energia. Este sistema é utilizado nas linhas 15-Prata do Metrô e 4-Amarela.

O Metrô está ampliando a Linha 5-Lilás em mais 10 km, com 10 estações. Para atender a nova demanda foram comprados os 26 novos trens da Frota P que vão se juntar aos seis da Frota H, que operam no trecho já existente de 9,3 Km e 7 estações, entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro.

As obras de ampliação estão concentradas na construção e acabamento das estações, além da instalação dos sistemas elétricos, sinalização e comunicação. São 5.500 pessoas envolvidas nos trabalhos. Todos os três túneis por onde passarão os trens já foram concluídos. Em julho deste ano deverão ser abertas as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, ficando as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin para dezembro de 2017. Em 2018 será finalizada a estação Campo Belo, no meio da linha. Quando completa, de Capão Redondo a Chácara Klabin, mais de 780 mil pessoas serão transportadas diariamente.

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