Marconi e Alckmin são os governadores mais influentes nas redes sociais, diz pesquisa



Levantamento leva em consideração nível de interação, alcance e engajamento nos perfis oficiais no Twitter e Facebook

Larissa Quixabeira - Jornal Opção


Resultado de imagem para alckmin e marconi
Alckmin e Marconi Perillo são os governadores mais influentes no Facebook e Twitter

Os governadores tucanos Geraldo Alckmin (São Paulo) e Marconi Perillo (Goiás) foram considerados os mais influentes nas redes sociais, de acordo com pesquisa realizada por empresa especialista em comunicação digital Eureka Comunicação, e publicada pelo portal Brasil 247.

O primeiro do ranking é o governador de São Paulo, que obteve 25 pontos, com um total de 850 mil seguidores no Facebook. Desde o começo deste ano, Alckmin passou a ter atuação mais frequente interativa nos perfis.

Na vice-liderança, com 23 pontos, o governador Marconi Perillo e na terceira colocação ficou com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), com 21 pontos.

A aferição, segundo o portal, foi feita em perfis oficiais de governadores de todos os Estados brasileiros nas plataformas Twitter e Facebook, durante um período 90 dias, entre 20 agosto e 18 de novembro de 2018.

A avaliação levou em conta três fatores: Interações, ou seja, curtidas, comentários, compartilhamentos e retweets; o alcance das postagens, medido pelo número de seguidores e fãs, dividido pelo número de interações e engajamento durante o período analisado; e, por último o nível de engajamento, obtido pela análise de regularidade das postagens dividida pelo número de interações durante o período analisado.

Nos casos de governadores que não possuem perfis oficiais no Twitter ou cujos perfis não tiveram atividades mensais nos últimos três meses, foi considerada apenas o ranqueamento do Facebook. Nos casos de notas iguais no item Influência, os critérios de desempate foram: maior nota no item Alcance, maior nota no item Interações, maior nota no item Engajamento.


Veja abaixo o ranking dos governadores:


Geraldo Alckmin (São Paulo, PSDB)

Interações = 7

Alcance = 9

Engajamento = 9

Influência = 25


Marconi Perillo (Goiás, PSDB)

Interações = 7

Alcance = 8

Engajamento = 8

Influência = 23


Paulo Câmara (Pernambuco, PSB)

Interações = 7

Alcance = 7

Engajamento = 7

Influência = 21


Camilo Santana (Ceará, PT)

Interações = 7

Alcance = 6

Engajamento = 8

Influência 21


Renan Filho (Alagoas, PMDB)

Interações = 7

Alcance = 7

Engajamento = 6

Influência = 20


Raimundo Colombo (Santa Catarina, PSD)

Interações = 7

Alcance = 6

Engajamento = 7

Influência = 20

Comentários