Doria anuncia Soninha Francine e mais sete novos secretários para prefeitura de SP


Prefeito eleito cria duas pastas: Desestatização e Parcerias; Tecnologia e Inovação

STELLA BORGES - O GLOBO 

Doria anuncia oito novos secretários para prefeitura de São Paulo - Edilson Dantas / Agência O Globo

O prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quinta-feira mais oito nomes de secretários que irão compor sua equipe de governo municipal. Doria anunciou os nomes de: Fábio Santos (Comunicação); Soninha Francine (Desenvolvimento Social); Heloisa Proença (Desenvolvimento Urbano); Caio Megale (Fazenda); Julio Serson (Relações Internacionais) e Sergio Avelleda (Transporte e Mobilidade).

O prefeito eleito também anunciou os nomes que ocuparão duas secretarias criadas na sua gestão: Wilson Poit (Desestatização e Parcerias) e Daniel Annemberg (Tecnologia e Inovação).

Na próxima gestão, as secretarias municipais passarão das atuais 27 para 22. Entretanto, Doria ainda não divulgou quais serão extintas ou fundidas. Até o final do mês, o prefeito fará mais dois anúncios para completar o secretariado.

— Faço questão de ressaltar o currículo da maior qualidade dos secretários. Não tem indicação ou proteção política. Tem eficiência — destacou o prefeito eleito.

No final de outubro, o tucano já havia anunciado cinco nomes que comporão sua equipe: Julio Semeghini (Governo), Anderson Pomini (Negócios Jurídicos), Cid Torquato (Pessoa com Deficiência), Wilson Polara (Saúde) e Bruno Covas, vice-prefeito eleito e que comandará a secretaria de prefeitura regionais.

João Doria também convidou para a Secretaria de Cultura o empresário e diretor de TV José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. O nome dele, porém, ainda não foi oficializado.

Confira os secretários da nova gestão anunciados nesta quinta-feira:


FÁBIO SANTOS - COMUNICAÇÃO


É vice-presidente da área de atendimento aos clientes da área pública na CDN. Nasceu em São Luís do Maranhão mas mora em São Paulo desde 1985. Com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, formou-se em jornalismo pela USP e especializou-se em Ciência Política pela mesma Universidade. Também estudou Relações Internacionais em Oxford. Lançou e dirigiu por seis anos o Destak e foi editor da revista e do site Primeira Leitura, além de editor-executivo da revista República. Foi também repórter de política de O Globo e atuou na empresa Folha da Manhã SA, que edita os jornais Folha de S.Paulo e Agora São Paulo.


SONIA FRANCINE - DESENVOLVIMENTO SOCIAL


Fez Magistério no Colégio Santana e Cinema na USP. Trabalhou como redatora, diretora, colunista e apresentadora em diversos veículos de comunicação: MTV, ESPN-Brasil, TV Cultura, Folha de São Paulo, Rádio Globo-CBN e no canal GNT. Recebeu, da Agência de Notícias dos Direitos da Criança e da Fundação Abrinq, o título de Jornalista Amiga da Criança. Foi eleita vereadora em 2004 e 2016. Assumiu a Subprefeitura da Lapa em 2009 e, em 2011 dirigiu a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades. Foi Coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual do Governo de São Paulo. Há três anos, fundou a Associação CASA Bodisatva, que atua junto a moradores de rua e de favelas.


HELOISA PROENÇA - DESENVOLVIMENTO URBANO
É formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Com mais de 35 anos de experiência em planejamento urbano e gestão pública, foi Secretária de Planejamento do Município de São Paulo de 1999 a 2000. Também foi Presidente da Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo em 2005. Integrante da equipe de coordenação do Plano Diretor do Município de São Paulo desde 1979, participou de sua elaboração em cinco gestões. Coordenou pela Prefeitura de São Paulo projetos de parceria do setor público com a iniciativa privada, que geraram mais de R$ 400 milhões de recursos extra-orçamentários aos cofres públicos.


WILSON POIT - DESESTATIZAÇÃO E PARCERIAS


Engenheiro e empresário. Teve 5 negócios diferentes nos últimos 30 anos. Entre eles, a Poit Energia, líder do mercado de "soluções temporárias de infraestrutura" no Brasil e na América Latina. Poit recebeu vários prêmios, entre eles o de "Empreendedor do Ano" em 2009 pela Ernest & Young e em 2015 pela Endeavor. Teve também uma passagem de 2 anos como fundador e presidente da SP Negócios. Foi presidente da SP Turis na gestão municipal de Fernando Haddad, quando participou da modelagem inicial de algumas PPP's, entre elas a da Iluminação Pública, do Anhembi e da concessão do Pacaembu. Sempre empresário apartidário, filiou-se este ano ao Partido NOVO.


CAIO MEGALE - FAZENDA


foi economista e associado do Itaú até novembro de 2016. Passou a integrar a equipe econômica do Banco em 2011, sendo responsável por participar da elaboração do cenário econômico e liderar a equipe de atendimento a clientes. Fez apresentações e conferências no Brasil e no exterior, e coordenava a publicação de relatórios com a visão institucional do Banco. Esteve entre os porta-vozes do Itaú, com frequente presença na imprensa nacional. Antes, foi economista do Lloyds Asset Management, Gávea Investimentos e Mauá Investimentos, da qual foi sócio fundador e economista-chefe. Megale é economista formado em economia pela USP, com mestrado na PUC-Rio. Sua dissertação de mestrado, "Fatores Externos e o Risco País", ganhou o prêmio BNDES em 2005.


JULIO SERSON - RELAÇÕES INTERNACIONAIS

É formado em Administração de Empresas pela FGV e tem especialização em administração e negócios pela Universidade de Harvard. Empresário, juntamente com seu pai, foi fundador do Grupo Serson, que atua nas áreas de hotelaria, turismo, agropecuária e imóveis. Lecionou por mais de dez anos nas Universidades Mackenzie e Getúlio Vargas, em disciplinas como turismo, hotelaria, globalização econômica e política. Foi Secretário de Esportes e Turismo do Governo do Estado de São Paulo, na gestão Mario Covas. Foi também Presidente da Associação Brasileira da Indústria e Hotéis. Também atuou como Diretor de várias entidades de classe ligadas a Hotelaria, Turismo, Comércio e Serviços em geral.


DANIEL ANNEMBERG - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


É formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Ex-presidente do Detran-SP, comandou entre 2011 e 2016 a reestruturação do maior órgão de trânsito da América Latina. A gestão ficou marcada pela inovação, pela simplificação dos procedimentos, pela redução da burocracia e pelo combate à corrupção. Implantou no Detran-SP o padrão Poupatempo de qualidade no atendimento, programa do qual foi um dos idealizadores e superintendente por dez anos. É sócio-fundador da Res Pública, consultoria em serviços públicos na qual atuou por cinco anos. Trabalhou na Secretaria Especial da Reforma Administrativa da Prefeitura de São Paulo,onde contribuiu na elaboração do Guia de Serviços Públicos e na criação do projeto das subprefeituras.


SÉRGIO AVELLEDA - TRANSPORTES E MOBILIDADE


Advogado especialista em Gestão pelo Insper, ocupou a Gerência Jurídica do Metrô de São Paulo entre 2002 e 2007. No mesmo ano, foi consultor da Organização das Nações Unidas junto ao Parlamento Nacional da República Democrática do Timor Leste. Entre 2008 e 2011 foi presidente da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Neste período também exerceu a função de membro do Conselho Diretor da Associação Nacional de Transporte Público. Entre 2011 e 2012 foi presidente do Metrô de São Paulo, acumulando também a presidência da Associação Latino Americana de Metrôs subterrâneos.Em 2013 foi Diretor do metrô do Rio de Janeiro. Entre 2014 e 2015 foi Diretor Geral da Progen – Promotora e Generadora de Ingenieiras na Cidade do México. Desde 2015 é advogado associado do escritório Engholm Cardoso e Sica Advogados Associados

Comentários