Doria promete congelar impostos e passagem de ônibus em 2017



DANIELA LIMA - FOLHA.COM

Resultado de imagem para joão doria eleito
O prefeito eleito João Doria, durante coletiva de imprensa, no comitê de sua campanha 

O prefeito eleito em São Paulo, João Doria (PSDB), disse ter recebido das urnas um recado de "rechaço profundo ao PT" e " repulsa à velha política". Em sua primeira entrevista coletiva, ele prometeu apresentar toda a equipe de governo até o dia 30 de novembro e disse que, no primeiro ano de sua gestão, não haverá aumento no preço da passagem de ônibus, taxas ou impostos municipais.

Doria disse ter ter recebido ainda no domingo (2) mensagens carinhosas de todos os caciques de seu partido – menos do ministro José Serra (Relações Exteriores).

*

Recado

O recado das urnas, especialmente em São Paulo, é o recado anti-PT. Não é a minha posição, mas a das ruas, do eleitorado que rechaça e rejeita de forma aguda o PT. Não me refiro aqui pessoalmente ao prefeito Fernando Haddad, mas ao partido. Outro recado é a rejeição à velha política. O número de abstenções e votos nulos também refletem esse sentimento de repulsa à má política.


Responsabilidade

Temos a responsabilidade de entender que a gestão não pode fugir da plataforma que desde o início repetimos como um mantra: 'Não sou político, sou gestor'. Fizemos compromissos. Não posso me dar o direito de descumpri-los. Vou atender prioritariamente as pessoas que vivem nesse cinturão mais pobre.


Partilha de cargos

Não tem partilha. Não tem jogo perigoso. Não tem toma lá, dá cá. Quero deixar isso claro para os vereadores eleitos. Indicações, sim. Partilhamento, não.


Quatro anos

Fico. Vou prefeitar. E não vou disputar reeleição. Espero que na próxima reforma política, talvez, ela acabe. A reeleição se mostrou nociva à política brasileira.


Antipolítico

Ao fazer política não significa que serei político. Serei um administrador, gestor, respeitando os entes políticos. Não farei uma gestão política, mas uma gestão administrativa. Com uma relação saudável com o governo do Estado, o governo federal.


Serra

Tenho estima pelo José Serra. Ele não fez nada que pudesse ser visto como um sentimento não tucano. Teve discernimento, foi discreto.


Cronograma

Até 30 de novembro teremos toda a estrutura de governo definida. Para termos um mês de convívio com aqueles que vão deixar a prefeitura.


Ônibus

Posso responder pelo primeiro ano: não vamos mexer na tarifa do transporte público. Assim como não teremos nenhuma modificação de taxas ou impostos na prefeitura.


E nos demais?

Cada dia com a sua agonia. No primeiro não haverá mudança. Preciso estar vivo também. Vamos com calma. [risos]


Prioridade

Será saúde, saúde e saúde. Especialmente na área periférica da cidade, onde há sofrimento. Na sequência, educação. Vamos valorizar o empreendedorismo. Ativá-lo como nunca. É o meu mundo.


Números

Precisamos de 800 médicos. Vamos chamar os concursados. O 'Corujão da Saúde' será um programa emergencial. A prioridade, das 20h às 22h será de pessoas idosas, com deficiência e para gestantes. Queremos zerar a fila em um ano. Será um investimento de R$ 100 milhões.


Privatizações

As pessoas que estão atuando nas áreas que serão privatizadas ou que serão abertas a parcerias serão priorizadas para que sejam contratadas pela iniciativa privada. Em Interlagos, vamos, inclusive, incentivar que o setor privado faça ali um museu do automobilismo, quem sabe até batizar de Ayrton Senna.


Vigilância

Vamos colocar, no curto prazo, câmeras para vigiar os monumentos do município. Para que não mais se repita o que vi esta [última] semana. Fiquei muito triste, revoltado quando vi o vandalismo no Monumento às Bandeiras.


Dívida da campanha

Teremos um jantar de arrecadação e ainda há prazos para doações. E, se faltar, eu vou bancar, como já fiz.

Comentários