Governador Geraldo Alckmin participa de apresentação do novo modelo de Ensino Médio


Proposta foi divulgada nesta quinta-feira, 22, em Brasília; São Paulo é primeiro lugar no Ensino Médio, conforme dados do último Ideb


O governador Geraldo Alckmin participou nesta quinta-feira, 22, em Brasília, da apresentação do novo modelo de Ensino Médio. A reformulação, por meio de Medida Provisória, passa a valer a partir da publicação no Diário Oficial e tem 120 dias para ser votada pelos parlamentares.

O Estado de São Paulo está empatado com Pernambuco quanto aos índices de crescimento com relação ao ensino médio, são os melhores do país. São Paulo é o primeiro Estado a ocupar o topo do ranking dos três ciclos avaliados pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). De acordo com os resultados, a rede estadual paulista aparece na 1ª posição na análise do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Médio. No ano passado, os alunos matriculados na rede estadual também obtiveram média histórica no Idesp. Na última avaliação, todos os níveis também avançaram.

"São Paulo está em primeiro lugar, junto com Pernambuco. Os dois Estados têm o maior Ideb do país e ainda vamos melhorar muito. Essa é a boa iniciativa, é uma medida necessária porque o ensino médio é o grande desafio", disse o governador Geraldo Alckmin, em Brasília.

Na nova proposta, divulgada hoje, o aluno faz as disciplinas básicas e, para completar o currículo, pode escolher aquelas que tenham mais a ver com os interesses dele. O objetivo é priorizar a interdisciplinaridade e a aplicação de conceitos de outras áreas. O aluno, no último ano, tem a chance de escolher por uma área de interesse para se aprofundar. Outra medida prevista é que, nos próximos dez anos, 50% dos matriculados cumpram jornada escolar em tempo integral de, no mínimo, sete horas por dia em todo o ensino médio.

Comentários