Pesquisa devastadora para Lula, Dilma e o PT


Carlos Eduardo Bellini Borenstein - Blog da Política Brasileira



Pesquisa realizada pelo Instituto Paraná mostrou um cenário devastador para o ex-presidente Lula, a presidente afastada Dilma Rousseff e o PT.

Os governos Lula e Dilma são vistos, ao lado da Operação Lava-Jato, como os principais responsáveis pela crise política que atinge o país.


 A gestão Dilma também é vista, em primeiro lugar, como a grande responsável pela crise econômica, seguida do governo Lula e depois pela Lava-Jato.



As notícias ruins não param. A sondagem também apontou que 64,8% dos entrevistados são favoráveis ao afastamento definido de Dilma do Palácio do Planalto. Apenas 31% querem o retorno da presidente afastada.

Já o PT é citado espontaneamente por mais de 56% dos entrevistados como o partido mais corrupto do país.



Visto anteriormente como “o partido do pobres”, principalmente durante o auge do chamado Lulismo, o PT possui hoje a imagem de uma sigla corrupta, o que é devastador para suas pretensões eleitorais de curto (eleições municipais de 2016) e médio prazo (eleições gerais de 2018).

Mesmo que Lula ainda preserve um capital político junto ao eleitorado de baixa renda e localizada nos municípios com até 20 mil habitantes, uma nova vitória do ex-presidente em 2018 diante de uma conjuntura tão adversa é pouco provável.

O mais grave para o PT é que o partido não possui apenas a marca da corrupção em sua imagem, mas os últimos dois presidentes petistas (Lula e Dilma) são vistos como os principais responsáveis pelas crises política e econômica.

Embora o PT seja uma legenda que ainda preserve uma importante inserção em sindicatos e em parte da intelectualidade brasileira, somente uma profunda mudança interna será capaz modificar a imagem do partido.

Comentários