Governador Geraldo Alckmin lança campanha e firma parceria para reduzir mortes no trânsito


Governo do Estado de São Paulo comemora um ano do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito com lançamento de campanha de mídia e assinatura de parceria com a coalizão global Together for Safer Roads


O governador Geraldo Alckmin lançou nesta quinta-feira, 18/08, campanha de mídia para conscientizar a população sobre a importância da mudança de comportamento no trânsito para a diminuição dos acidentes. Filmes são direcionados aos motoristas - 94% dos acidentes fatais são causados por falhas humanas; os pedestres – atropelamento de pedestres é a segunda maior causa de mortes no trânsito; os homens motociclistas – 41% das vitimas fatais no estado de São Paulo são homens com idade entre 18 e 29 anos, mostra levantamento do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga – SP)

“Estamos dando mais um passo no movimento pela segurança no trânsito. Esse é um desafio mundial. A primeira causa de morte é coração e grandes vasos; a segunda é câncer. E a terceira não é doença, mas causa externa. Acidente de trânsito é o grande responsável. Principalmente entre jovens, 70% do sexo masculino, que perdem uma vida inteira pela frente.", comentou Alckmin.

A campanha será composta por 15 filmes veiculados entre TV e redes sociais. O plano da campanha conta também com uma série de ações em grandes eventos, como Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, Semana Nacional do Trânsito, datas comemorativas e incluirá a participação de influenciadores engajados no tema “segurança viária”.

No enfrentamento aos acidentes no trânsito, o governador Geraldo Alckmin assinou parceria com a coalizão global Together for Safer Roads*, para troca de conhecimentos e melhores práticas mundiais. O acordo incrementará o trabalho que já vem sendo conduzido pelo Estado para diminuição das mortes e acidentes. A organização internacional trará experiências aplicadas no grupo que reúne grandes empresas comprometidas com a segurança viária, composta também por especialistas e líderes do setor.

“Tivemos no ano passado mais de seis mil mortes de acidentes rodoviários e estamos fazendo um grande trabalho para até 2020 reduzir pela metade”, comentou Alckmin. “Todo mês, no dia 19, divulgamos o Infosiga referente aos acidentes do mês anterior. Sabemos onde foram os acidentes, o horário, quem foi acidentado, a causa, e com essas informações agimos imediatamente trabalhando para evitar outros casos”, comentou.

Em celebração ao aniversário de um ano do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, o evento seguiu com o I Fórum de Melhores Práticas, realizado pelas empresas apoiadoras. Foram apresentadas as seguintes iniciativas: Redução de Acidentes nas Rodovias Concedidas Paulistas, da Artesp; Gerar e Escola, ambos da Arteris; Moto Check Up, da Abraciclo; Segurança com Motos e Telemetria e Prontuário Eletrônico para Caminhões, ações da Ambev; Implantação Central de Monitoramento de Caminhões, da Optas-Fadel; Ciclista Cidadão, da Prefeitura de Praia Grande e; Trânsito + Gentil, da Porto Seguro.


Sobre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

Inspirado na “Década de Ação pela Segurança Viária” estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove Secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Elas são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no estado.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito acontece também com o envolvimento da sociedade civil, parceria estratégica do Centro de Liderança Pública – CLP e com o apoio das empresas: Abraciclo, Ambev, Arteris, Banco Itaú, Fenaseg, Grupo Ultra, Porto Seguro, Optas – Fadel e Raízen.

Ainda dentro do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, em fevereiro deste ano, foram assinados convênios, com 15 municípios - Amparo, Atibaia, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque e Sorocaba. No total, estão sendo investidos R$ 10,5 milhões de recursos do Estado para investimentos em iniciativas voltadas para fiscalização, sinalização e educação para o trânsito.

Foram considerados municípios com números médios superiores a 15 óbitos e escolhidos por faixa populacional (até 100 mil habitantes, até 200 mil, até 400 mil e acima de 400 mil.

Os primeiros vídeos podem ser vistos no www.youtube.com/governosp

Mais informações no site www.infosiga.sp.gov.br


*Sobre a Together for Safer Roads

Together for Safer Roads (TSR) é uma coalisão inovadora que reúne companhias globais do setor privada para focar na melhoria da segurança viária e reduzir os óbitos e acidentes no trânsito. As empresas-membro fundadoras são Anheuser-Busch InBev, AIG, AT&T, Chevron, Ericsson, Facebook, IBM, iHeartMedia, PepsiCo e Walmart. A visão da Together for Safer Roads é de um mundo onde as vias são seguras para todas as pessoas. Os membros usarão seus conhecimentos, informações, tecnologias e relacionamento para promover a segurança nas vias, veículos e sistemas; usuários mais seguros nas vias; e liderança em reputação. Além disso, os integrantes também focarão na troca de melhores práticas que possam ser replicadas entre as companhias. Um painel de líderes e especialistas em segurança viária – formada pela academia, ONGs, Governos e organizações internacionais – aconselharão a coalizão nas áreas-foco e atividades. Por meio de um trabalho colaborativo, os membros da coalizão da TSR querem melhorar a segurança viária ao redor do mundo e assim os acidentes não sejam mais uma das principais causas de mortes e feridos. Para mais informações, acesse o site: www.togetherforsaferroads.org.

Comentários