Secretário-chefe da Casa Militar de SP é eleito presidente do Conselho Nacional de Defesa Civil


Autoridade estadual responsável por planejar e coordenar ações de prevenção, resposta e redução de riscos a sociedade, agora tem a missão de desenvolver ações nacionais


O coronel da Policia Militar José Roberto Rodrigues de Oliveira, foi eleito nesta quarta-feira, 20 de junho, presidente do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil – CONGEPDEC. O encontro que contou com a presença de representantes de 15 estados, aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual paulista.

José Roberto Rodrigues é secretário-chefe da Casa Militar do governo do Estado de São Paulo e acumula o cargo de Coordenador Estadual de Defesa Civil, sendo autoridade estadual responsável por planejar e coordenar ações de prevenção, resposta e redução de riscos a sociedade. Agora tem a missão de liderar estudos e intercâmbios para o aprimoramento técnico e cientifico do Sistema Nacional de Defesa Civil.

“São Paulo tem grande experiência em planejar e dar resposta de maneira eficiente aos desastres naturais e tecnológicos. Agora, desenvolveremos ações conjuntas que unifiquem praticas de sucesso de órgãos estaduais de todo Brasil. Uma comunidade bem preparada é aquela que tem mais chances de enfrentar situações adversas”, comentou o cel. José Roberto durante sua posse.

A 10ª reunião geral do CONGEPDEC aconteceu nos dias 19 e 20 de julho e contou com palestras sobre atuação em eventos climáticos severos; sistemas de predição de deslizamento de encosta; cenário brasileiro sobre riscos e desastres; desastres sazonais no Amazonas; mapeamento de áreas de risco; sistema tecnológico de monitoramento e controle de operações de segurança e defesa civil e novas tecnologias a serviço da defesa civil.

Estados presentes: Alagogas, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Comentários