Defesa Civil Estadual alerta prefeituras de Franco da Rocha, Caieiras e Cajamar sobre risco de cheias



Coordenadoria Estadual de Defesa Civil


NOTA À IMPRENSA

Em razão das chuvas desta madrugada, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informa que acionou hoje (07/06) às 7h o Plano de Contingência para Cheias de Represas do Sistema Cantareira – Barragem Paiva Castro. A medida é acionada preventivamente quando a represa atinge o seu limite prudencial de 745m e 25cm. A partir dessa cota, a Sabesp comunica a Defesa Civil Estadual, que por sua vez aciona as Prefeituras e defesas civis municipais sobre a possibilidade de descarga emergencial. O acompanhamento do nível passa a ser contínuo. Às 10h, o índice chegou a 745m e 29cm.

Como determina o Plano de Contingência elaborado por força do artigo.11, da Portaria DAEE 1213 de 06/08/2004, foram avisados: os prefeitos Kiko Celeguim (às 7h45), de Franco da Rocha; Roberto Hamamoto (às 7h50), de Caieiras; a secretária Flavia da prefeita de Cajamar (às 7h50), Ana Paula Polotto R. Andrade; e as Defesas Civis dos três municípios.

Cabe às Defesas Civis Municipais comunicar à população, órgãos públicos e comércios localizados em áreas de risco e providenciar de ações emergenciais à cidade.

Receberam o alerta (7h30) os órgãos: Corpo de Bombeiros, Corpo de Bombeiros Metropolitano, Comando de Policiamento de Área Metropolitana, Comando de Policiamento Ambiental e Delegacia de Polícia de Franco da Rocha.

A Defesa Civil Estadual montará um gabinete de crise na Escola Superior de Bombeiros para organizar ações emergenciais necessárias caso ocorra a abertura das comportas da represa. A descarga emergencial de água acontece quando a cota atinge 745m 55cm. Imediatamente, haverá um novo alerta aos três municípios.

Comentários