Governador Geraldo Alckmin anuncia compra de 1 milhão de doses de vacina contra gripe


Segundo governador, entrega deve ser feita na segunda-feira (23)

G1 

Alckmin anunciou compra de 1 milhão de vacinas

Em visita a região noroeste paulista nesta quinta-feira (19), o governador Geraldo Alckmin(PSDB) anunciou a compra de mais um milhão de doses de vacina contra a gripe do Instituto Butantã para reforçar a campanha de vacinação. Várias cidades do Estado de São Paulo já estão sem a vacina e grande parte não conseguiu atingir a meta de vacinação do grupo de risco.

“A vacina que nós recebemos do Ministério de Saúde foi entregue. A população que tem prioridade são crianças de 0 a 6 meses, gestantes, acima de 60 anos, doentes crônicos e os profissionais de saúde. Como a demanda foi muito grande, estamos com dinheiro do Estado comprando mais um milhão de doses, que começam a chegar na segunda-feira. Então nós teremos, além do que o Ministério da Saúde mandou que foi distribuído, mais um milhão de doses que o próprio governo do estado comprou do Butantã. Elas vão para todo estado, para onde estiver faltando, a rigor a população de risco precisa ser vacinada”, afirma Alckmin.

A campanha de vacinação termina nesta sexta-feira (20) e o governador não comentou se a campanha poderá ser prorrogada no estado, mas algumas prefeituras já anunciaram o interesse em estender a campanha. A Secretaria do Estado de Saúde confirmou que os municípios têm autonomia para prorrogar a vacinação.

Em várias cidades do noroeste paulista, por exemplo, as vacinas estão quase acabando e as secretarias de Saúde não conseguiram bater a meta de vacinação. Os estoques esgotaram antes que o grupo de risco inteiro fosse vacinado. “Por isso que nós compramos mais um milhão de doses. A rigor, a vacina enviada pelo Ministério da Saúde seria suficiente, mas como não foi, estamos adquirindo mais um milhão. Aí cabe ao médico dizer se o doente é crônico ou não, se é imune deprimido ou não. A prioridade é essa faixa, idosos, crianças pequenas, gestantes, imune deprimidos, doentes crônicos e profissionais de saúde”, diz o governador.

Durante a manhã, Alckmin participou da cerimônia de entrega de 52 quilômetros de obras de duplicação e melhorias na rodovia Armando Sales de Oliveira. A rodovia é uma ligação importante para moradores de municípios como Olímpia (SP) e Severínia (SP). O governador também esteve em Cajobi (SP) para a entrega de um Centro de Convivência para o Idoso e de uma escola estadual de Palmares Paulista (SP).

Comentários