Chef Janaína Rueda cuidará de cardápio das merendas das escolas estaduais de SP


Veja.com

Janaína Rueda à frente da merenda escolar estadual: vai elaborar vinte receitas, depois repassadas às merendeiras 
(Foto: Reprodução/Instagram)


Dona do Bar da Dona Onça e de A Casa do Porco, ambos no centro, Janaína Rueda trabalha na reformulação da merenda escolar das escolas estaduais de São Paulo. Decidirá o que 1,3 milhão de alunos vão comer. A chef foi convidada por Renato Nalini, secretário de Educação, para fazer essa mudança. “Vou criar vinte receitas com ingredientes saudáveis e faremos um intensivão para ensinar o modo de preparo para as merendeiras”, afirma Janaína, que não será remunerada pelo serviço. Os testes dos pratos estão sendo feito na Escola Estadual Maria José, na Bela Vista, colégio onde a chef estudou na adolescência. “Entrei no projeto porque acredito que possa melhorar a merenda dos alunos.”

Segundo Wilson Levy, assessor especial do secretário Nalini, a preocupação maior é que os alimentos sejam saborosos e saudáveis. “Vamos trabalhar com itens que já adquirimos, mas com uma roupagem melhor”, diz. Feijão, arroz, macarrão, frango e sardinha integram o cardápio. O governo estadual gasta uma média de 85 centavos por aluno – a prefeitura de cada cidade pode acrescentar mais dinheiro a essa quantia. O novo menu deve ser implementado até o final do mês.

Em tempo: o trabalho de Janaína não vai afetar o cardápio das Etcs, escolas estaduais que foram alvo de manifestações pela ausência de merenda em algumas unidades. “As Etecs são da alçada da Secretaria da Ciência e Tecnologia, não da Educação”, explica Levy.

Comentários